Parque abre em pleno em agosto para coser tecidos em Campanhã
João Nogueira
Está já nos passos finais a obra de construção do novo Parque da Alameda de Cartes, junto à Escola Básica do Falcão. O novo espaço verde deverá abrir já no início de agosto, data em que se estima que os trabalhos terminem. Uma vez concluídas, o parque funcionará em pleno, uma vez que a primeira fase dos trabalhos foi concluída e aberta ao público em fevereiro de 2024.
Ver esta publicação no Instagram
A área onde vai nascer o parque estava prevista para ser urbanizada, mas a Câmara do Porto fez nascer ali um espaço verde para ligar pontos diferentes daquela zona, como os bairros do Falcão, do Cerco e o Lagarteiro, ou à horta comunitária e Campo Municipal de Campanhã.
Os trabalhos, apontados para um ano, vão demorar mais um mês. Em resposta ao Porto Canal, a Câmara do Porto explicou que o espaço já está praticamente finalizado, mas o “prolongamento do prazo decorre da necessidade de trabalhos complementares não previstos inicialmente”.
Parte do parque já foi aberto em fevereiro deste ano e, quem passa pelo local, percebe que o espaço já está a ser frequentado. Há zonas, contudo, que ainda se encontram vedadas.
No total, são 40 mil metros quadrados de área verde, cerca de 1,5 quilómetros de novos caminhos para circulação pedonal e uma nova praça de entrada na Rua do Falcão
O investimento assentou em 2,2 milhões de euros e a intervenção está a cargo da GO Porto.