Parlamento homenageia Fausto ao som de “O barco vai de saída” no encerramento dos trabalhos

Parlamento homenageia Fausto ao som de “O barco vai de saída” no encerramento dos trabalhos
| País
Porto Canal / Agências

A reunião plenária desta quinta-feira da Assembleia da República terminou com uma música de Fausto, “O barco vai de saída”, do álbum “Por este rio acima”, gravado em 1982, numa homenagem ao músico, que faleceu na segunda-feira.

A escolha de uma canção de Fausto para marcar o final dos trabalhos parlamentares desta quinta-feira partiu do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e terá surpreendido a generalidade dos deputados.

Momentos antes, por unanimidade, o parlamento tinha aprovado um voto de pesar pela morte na segunda-feira, em Lisboa, de Fausto Bordalo Dias.

No voto, da autoria de José Pedro Aguiar-Branco, aponta-se que Fausto, que faleceu aos 75 anos, “deixa um importante contributo cívico e político e dezenas de canções que continuarão a acompanhar e inspirar lutas pela igualdade, pela justiça e pela emancipação”.

“Fausto Bordalo Dias é um dos maiores nomes da música portuguesa”, salienta-se no voto, antes de se referir que o músico lançou o seu primeiro disco “ainda durante a ditadura fascista”.

“Acompanha, com a sua intervenção e a sua música, o período revolucionário de 1974-1975 — lançando o álbum “P’ró que Der e Vier” e ajudando a fundar o Grupo de Ação Cultural - Vozes na Luta (GAC), criado em sua casa. Em 1982, lança “Por Este Rio Acima”, primeiro álbum de uma trilogia sobre a história da expansão portuguesa, completada com “Crónicas da Terra Ardente” (1994) e “Em busca das Montanhas Azuis” (2011). Em 2022, deu na Aula Magna o seu último concerto, assinalando os 40 anos do primeiro álbum desta trilogia”, acrescenta-se no texto.

+ notícias: País

Eurodreams. Conheça a chave desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira é composta pelos números 6 - 15 - 22 - 26 - 33 - 37 e pelo Número de Sonho 1.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.