Governo aprova redução gradual da taxa de IRC até 15%

Governo aprova redução gradual da taxa de IRC até 15%
| País
Porto Canal / Agências

A taxa de IRC vai baixar gradualmente ao ritmo de dois pontos percentuais por ano, até atingir os 15% no final da legislatura, segundo o programa Acelerar a Economia, aprovado esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros.

Esta redução do IRC é uma das 60 medidas contempladas no programa Acelerar a Economia, aprovado hoje pelo Conselho de Ministros que esteve reunido em Oliveira de Azeméis, Aveiro.

A redução gradual da taxa de IRC em dois pontos percentuais por ano até 15% no final da legislatura estava prevista no programa do Governo e visa impulsionar o crescimento económico e o investimento e a capacidade de investimento das empresas, com o Governo a justificá-la ainda como uma forma de melhorar os salários.

A medida é acompanhada de uma redução dos atuais 17% para 12,5% até 2027 da taxa de IRC dirigida às pequenas e médias empresas (PME) para lucros até 50 mil euros.

A redução da taxa nominal do IRC de dois pontos percentuais por ano terá um impacto direto na receita de 500 milhões de euros por ano, com o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a referir que os ganhos indiretos não estão contabilizados - nomeadamente por via do aumento o investimento.

Questionado se receia que, pelo impacto que terá na receita, a medida seja mal recebida em Bruxelas, tendo em conta que Portugal vai iniciar em breve as discussões técnicas com a Comissão Europeia [sobre o plano estrutural de médio prazo], o ministro das Finanças referiu apenas que Portugal parte para estas discussões como o terceiro país com o menor ajustamento orçamental.

"A sinalização da taxa do IRC muitas vezes mata à partida a consideração de localizar em Portugal os investimentos", disse, por seu lado, o ministro da Economia, Pedro Reis.

Na apresentação do programa, o ministro da Economia, Pedro Reis, afirmou que este "nasce da recolha de dezenas de sugestões" e de "ouvir dezenas de parceiros da economia real" e que as medidas hoje aprovadas "são apenas o início de uma fase de crescimento sustentável da economia portuguesa".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.