Hospital de Penafiel vai integrar 57 profissionais que tinham contratos a prazo

Hospital de Penafiel vai integrar 57 profissionais que tinham contratos a prazo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Unidade Local de Saúde (ULS) Tâmega e Sousa vai integrar 57 profissionais, incluindo 35 enfermeiros, do Hospital Padre Américo, em Penafiel, que tinham visto os contratos a prazo recentemente terminados, avançou esta sexta-feira a administração.

“Recebi já o despacho da tutela de autorização desses 35 enfermeiros e desses 22 técnicos auxiliares que vão entrar para os quadros do hospital”, disse hoje à Lusa o presidente do conselho de administração, Henrique Capelas.

Em abril, o Sindicato dos Enfermeiros (SE) informou que aquela ULS iria dispensar 35 enfermeiros que estavam contratados por seis meses.

Nessa altura, a administração da ULS esclareceu que os 35 enfermeiros tinham sido contratados em dezembro de 2023, no âmbito do plano de contingência de inverno, ao abrigo do Regime Excecional de Contratação. Referia-se ainda que, de acordo com o regime legal, o prazo de seis meses previsto nos contratos não podia ser renovável.

A ULS Tâmega e Sousa, com sede em Penafiel, no distrito do Porto, compreende os hospitais de Penafiel e Amarante, além da rede de cuidados de saúde primários (centros de saúde) daquele território com 11 concelhos e cerca de meio milhão de habitantes.

Destacando a importância do anúncio de hoje, no sentido da integração nos quadros do hospital daqueles profissionais, Henrique Capelas admitiu ter havido “grande ruído à volta deste tipo de situação”, mas reafirmou à Lusa que “a ULS já tinha identificado” o problema.

“Atempadamente, tivemos o cuidado de sensibilizar o Ministério da Saúde, que teve uma capacidade de resposta extraordinária. Em meia dúzia de dias, conseguimos este tipo de autorizações, que por vezes demoravam seis ou sete meses”, acentuou.

O presidente da ALS sinalizou, por outro lado, que aqueles profissionais agora vão reforçar a capacidade de resposta do hospital, sobretudo na urgência e na medicina interna.

“São profissionais que estavam com contrato a prazo certo, que tinha sido celebrado [pela anterior administração] em conformidade com a lei. São profissionais que tinham adquirido já uma forte experiência na área da urgência e, essencialmente, na área da medicina interna. Nesse sentido, entendemos que irão dar mais robustez aos serviços prestados pelo hospital de Penafiel”, concluiu o responsável.

Na semana passada, o Sindicato dos Enfermeiros - SE criticou o lançamento de um concurso para criar uma bolsa de recrutamento na ULS do Tâmega e Sousa, para as funções de enfermeiro, depois de terem sido dispensados 35 profissionais com contrato a prazo.

+ notícias: Norte

Norte tem mais nove radares a funcionar a partir deste sábado

A região Norte tem mais nove radares a entrar em funcionamento a partir deste sábado, três no Porto, quatro em Vila Nova de Gaia, um em Oliveira de Azeméis e outro que abrange Santa Maria da Feira e Espinho.

“Está dominado” incêndio de grandes dimensões em fábrica em Gaia

O incêndio que deflagrou na manhã deste sábado numa fábrica em Vila Nova de Gaia “está dominado”, avançou o comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros de Gaia aos jornalistas.

Prometida há 20 anos, primeiro-ministro espera inaugurar em Castelo de Paiva variante à EN222

O primeiro-ministro disse este sábado esperar ter o privilégio de inaugurar a variante à EN222, obra prometida há mais de duas décadas.