Demolições, novo campo de futebol e acessos. Como vai mudar Campanhã?

Demolições, novo campo de futebol e acessos. Como vai mudar Campanhã?
| Porto
Pedro Benjamim

A construção do novo campo de futebol em Campanhã, previsto no Plano de Urbanização, vai obrigar a abrir novas ruas nos terrenos junto à Fonoteca Municipal do Porto, às piscinas de Campanhã e à escola Ramalho Ortigão. A zona oriental da cidade, que os moradores dizem estar há anos “esquecida”, ganha agora novo ímpeto, à boleia dos planos para a alta velocidade que promete revolucionar as portas de entrada da Invicta.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com documentos a que o Porto Canal teve acesso, a nova rua será construída diretamente em frente à rua de Padre António Vieira, no cruzamento com a rua de Pinto Bessa. Nesse local fica um edifício onde há comércio e residentes. “Tem quatro habitações, duas lojas e dois armazéns”, explica Fernando Pereira ao Porto Canal. O proprietário do espaço frisa que ainda ninguém o contactou. “Oficiosamente não sei absolutamente de nada”, conta. Conhece, no entanto, os planos para aquela zona em conversa com um dos arrendatários.

Numa das quatro habitações vive uma inquilina desde 1957. “Pagou hoje a renda”, diz Fernando no dia em que conversou com o Porto Canal, explicando que o prédio “está todo arrendado”. Essa é uma das preocupações de Fernando Pereira. “É uma coisa que me preocupa, porque o prédio não está devoluto, tem pessoas e atividades comerciais”, desabafa, mostrando-se no entanto disponível para colaborar.

Esta nova via, além de destruir – pelo menos – o número 176 da rua de Pinto Bessa, irá cortar também a travessa com o mesmo nome, criando um novo acesso às traseiras dos armazéns que lá existem, tal como pode ser constatado no documento a que o Porto Canal teve acesso.

Com o futuro campo de futebol de Campanhã como peça central daquele novo bairro, irá ainda nascer um novo arruamento, que ligará a Rua de Justino Teixeira, junto ao edifício da NOS, fazendo a ligação à lateral do futuro equipamento desportivo.

A construção do futuro Campo Municipal de Campanhã tinha início prometido para junho deste ano, mas, como o Porto Canal noticiou, os trabalhos ainda não começaram.

O concurso público para o campo de futebol de Campanhã foi lançado em agosto de 2023, com um valor de 4,6 milhões de euros. "O espaço abrange um campo de jogos com bancada coberta, além de um edifício de apoio e novo arruamento, com lugares de estacionamento", referia a autarquia à data, detalhando que a empreitada abrange uma área que “ascende a 17 mil metros quadrados”.

O campo municipal terá relva sintética, as medidas para receber jogos oficiais e rega automática. Além do terreno de jogo haverá também um edifício de apoio, com dois pisos, salas técnicas, balneários, etc. Está também prevista uma bancada com capacidade de 488 espectadores.

+ notícias: Porto

Cristina Planas Leitão demitiu-se do Teatro Municipal do Porto

A presidência da Câmara do Porto revelou esta sexta-feira que a codiretora do Teatro Municipal do Porto, Cristina Planas Leitão, pediu a demissão, alegando cansaço e desentendimento com o seu colega da codireção, Drew Klein.

“Heart of Porto”. La Vie reabre em 2026 como centro empresarial

O Centro Comercial La Vie será convertido num “hub empresarial” e tem reabertura estimada para 2026.

Academia do Porto celebra 35 anos com 'Think Tank' composto só por jovens

A Federação Académica do Porto (FAP) celebra o 35.º aniversário na segunda-feira com o primeiro 'Think Tank' em Portugal apenas composto por jovens e com o objetivo de refletir sobre as políticas de educação e juventude.