Centro Comercial Dallas. O maior shopping do Porto encerrou há 25 anos

Centro Comercial Dallas. O maior shopping do Porto encerrou há 25 anos
| Porto
Catarina Cunha

Centro Comercial Dallas. Chamava-se assim em memória da famosa série americana com o mesmo nome. O edifício com uma imponente fachada em vidro, interior em labirinto, de estilo vanguardista, foi construído na avenida mais comprida da cidade - a da Boavista -, e fechou portas há precisamente 25 anos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Naquele complexo existiam mais de 500 lojas, de todos os tamanhos e feitios, e cinco edifícios, um dos quais de habitação - mas sem licença de habitabilidade. No segundo dia do mês de julho de 1999, problemas de insegurança no espaço, como assaltos, confrontos físicos e tiroteios frequentes, ditaram o fim de uma era. Nesse dia nem a resistência dos proprietários, lojistas e funcionários, que consideravam aquela infraestrutura a sua segunda casa, possibilitou outro cenário que não o que ainda hoje persiste

Em 2013 a Andargest, empresa que administra aquele que já foi o maior shopping do Porto, anunciou um investimento de 30 milhões de euros para remodelar, legalizar e reabrir o Dallas. Dois anos depois, a autarquia portuense aprovou em Assembleia Municipal o Plano Pormenor que visava a redução das taxas municipais para que o complexo pudesse ser legalizado e reformulado. Desde então, nada mudou.

Contactada pelo Jornal de Notícias, a Câmara do Porto explicou que o “centro comercial Dallas continua devoluto devido à impossibilidade de contactar cada um dos proprietários”.

Depois do encerramento, apenas uma pequena loja de eletricidade se manteve durante anos a fio na clandestinidade, em clara negação da morte anunciada da imponente estrutura. Mas até essa já foi ultrapassada pelo tempo. Os vidros no chão e os grafitis escondem a história daquele que já foi um dos edifícios mais importantes da cidade.

+ notícias: Porto

Uma semana depois da inauguração, já surgem queixas aos acessos da estação de Vila d’Este

Desde a passada sexta-feira que o metro já circula até Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, resultado de uma obra de extensão da linha amarela do Metro do Porto. Menos de uma semana depois da inauguração da “obra que faltava”, muitos utilizadores já apontam o dedo a problemas nas acessibilidades à estação.

Circulação na Linha Amarela retomada após falha de energia

A circulação entre as estações do Polo Universitário e o Hospital São João na Linha Amarela do Metro do Porto já foi retomada após ter sido interrompida devido a uma falha de energia.

As imagens do incêndio que consumiu seis motas de entrega de comida no Porto

Seis motas usadas por plataformas de entrega de refeições foram incendiadas na madrugada desta quinta-feira, no Porto, indicaram à Lusa várias fontes da Proteção Civil sobre um caso que já passou para a Polícia Judiciária (PJ).