Centro Comercial Dallas. O maior shopping do Porto encerrou há 25 anos

Centro Comercial Dallas. O maior shopping do Porto encerrou há 25 anos
| Porto
Catarina Cunha

Centro Comercial Dallas. Chamava-se assim em memória da famosa série americana com o mesmo nome. O edifício com uma imponente fachada em vidro, interior em labirinto, de estilo vanguardista, foi construído na avenida mais comprida da cidade - a da Boavista -, e fechou portas há precisamente 25 anos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Naquele complexo existiam mais de 500 lojas, de todos os tamanhos e feitios, e cinco edifícios, um dos quais de habitação - mas sem licença de habitabilidade. No segundo dia do mês de julho de 1999, problemas de insegurança no espaço, como assaltos, confrontos físicos e tiroteios frequentes, ditaram o fim de uma era. Nesse dia nem a resistência dos proprietários, lojistas e funcionários, que consideravam aquela infraestrutura a sua segunda casa, possibilitou outro cenário que não o que ainda hoje persiste

Em 2013 a Andargest, empresa que administra aquele que já foi o maior shopping do Porto, anunciou um investimento de 30 milhões de euros para remodelar, legalizar e reabrir o Dallas. Dois anos depois, a autarquia portuense aprovou em Assembleia Municipal o Plano Pormenor que visava a redução das taxas municipais para que o complexo pudesse ser legalizado e reformulado. Desde então, nada mudou.

Contactada pelo Jornal de Notícias, a Câmara do Porto explicou que o “centro comercial Dallas continua devoluto devido à impossibilidade de contactar cada um dos proprietários”.

Depois do encerramento, apenas uma pequena loja de eletricidade se manteve durante anos a fio na clandestinidade, em clara negação da morte anunciada da imponente estrutura. Mas até essa já foi ultrapassada pelo tempo. Os vidros no chão e os grafitis escondem a história daquele que já foi um dos edifícios mais importantes da cidade.

+ notícias: Porto

Intervenção corta trânsito na Rua da Senhora da Luz na Foz do Porto na quinta-feira

Uma intervenção na rede de água vai obrigar ao corte do trânsito na Rua da Senhora da Luz na manhã de quinta-feira, anunciou a Águas e Energia do Porto.

Novas regras para atuar nas ruas do Porto têm exceções e geram dúvidas

A implementação do novo regulamento para os animadores de rua no Porto tem gerado reações mistas entre os artistas e grupos culturais da cidade. Enquanto a adesão inicial tem sido positiva, com mais de 690 licenças requeridas, a Câmara admite que está atenta às críticas e poderá introduzir ajustes no regulamento, especialmente no que diz respeito aos músicos e tunas, que levantaram preocupações sobre as novas restrições.

Cooperativa do Povo Portuense resiste há 125 anos à influência do tempo e do homem

A Cooperativa do Povo Portuense (CPP) foi fundada a 1 de janeiro de 1900, passou incólume a transição para a 1.ª República, encolheu a sua influência no Estado Novo, viu-se atacada no pós-25 de abril e sobreviveu à pandemia.