Foram criados mais de 46 mil empregos no Norte nos primeiros três meses de 2024

Foram criados mais de 46 mil empregos no Norte nos primeiros três meses de 2024
| Norte
Porto Canal / Agências

A população empregada na região Norte cresceu 2,7% no primeiro trimestre de 2024, face ao período homólogo de 2023, refletindo um aumento de 46.400 pessoas empregadas na região, revela esta terça-feira o boletim Norte Conjuntura.

Consultado pela Lusa, o boletim trimestral elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) destaca que, no período em análise, "a evolução do mercado de trabalho do Norte foi positiva para a maioria dos setores de atividade económica, sobretudo o setor dos serviços”.

No resumo enviado à Lusa, a CCDR-N destaca que, em Portugal, foram criados 90.200 empregos durante os primeiros três meses deste ano, concluindo: “O Norte foi responsável por 51% de todo o emprego gerado em território nacional durante este período”.

Ao nível percentual, o aumento nacional de população empregada foi de apenas 1,8%, acrescenta a comissão.

Os aumentos percentuais mais elevados de população empregada ocorreram nas atividades de informação e comunicação (18,1%), atividades de consultoria, científicas e técnicas (15,5%) e atividades imobiliárias (12,8%).

“Esta evolução também promoveu o crescimento do emprego em várias categorias profissionais”, resume a CCDR-N.

No primeiro trimestre deste ano, e de acordo com o resumo do relatório, o aumento percentual mais acentuado foi verificado na classe dos agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura, da pesca e da floresta (21,6%), seguindo-se as classes dos técnicos e profissionais de nível intermédio (15,5%) e dos especialistas das atividades intelectuais e científicas (6,1%).

A CCDR-N revelou, também, que a taxa de desemprego do Norte diminuiu para 6,8%, menos 0,5 pontos percentuais face ao quarto trimestre de 2023, sendo que esta foi a primeira redução ao fim de cinco trimestres consecutivos em crescimento.

A taxa de desemprego jovem registou a diminuição mais acentuada, evoluindo de 24,7% para 19,2% entre o quarto trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024.

O boletim acrescenta que os salários mensais líquidos dos trabalhadores por conta de outrem do Norte registaram um crescimento, em termos reais, de 1,9% no primeiro trimestre de 2024, face ao mesmo período do ano passado.

Por outro lado, os indicadores do setor do turismo continuaram a manter uma trajetória de crescimento a Norte.

“A par do que tem acontecido nos últimos trimestres, os dados são positivos e permitem referir que o número de cidadãos hospedados e as dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte aumentaram 10,7% e 10%, respetivamente”, lê-se no resumo.

Merecem destaque as dormidas em estabelecimentos turísticos do Norte por parte de cidadãos não residentes que cresceram, em termos homólogos, 12,8% no trimestre em estudo, um valor superior ao aumento registado nas dormidas de turistas residentes (6,3%).

Por outro lado, os indicadores apresentados pelo boletim acrescentam que as exportações de bens do Norte diminuíram 6,3%, no trimestre em estudo.

O relatório acrescenta que os edifícios licenciados do Norte registaram uma redução de 12,1%, enquanto a taxa de inflação do Norte aumentou para 2,6% no primeiro trimestre de 2024, situando-se 0,4 pontos percentuais acima do valor nacional de 2,2%.

+ notícias: Norte

Hospital de Penafiel vai integrar 57 profissionais que tinham contratos a prazo

A Unidade Local de Saúde (ULS) Tâmega e Sousa vai integrar 57 profissionais, incluindo 35 enfermeiros, do Hospital Padre Américo, em Penafiel, que tinham visto os contratos a prazo recentemente terminados, avançou esta sexta-feira a administração.

Motociclista morre após colisão com automóvel em Barcelos

Um homem morreu esta quinta-feira na sequência de uma colisão entre um motociclo e um automóvel na Estrada Nacional 308 em Balugães, no concelho de Barcelos, distrito de Braga, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Capotamento de trator mata homem em Torre de Moncorvo

Um homem com cerca de 50 anos morreu na manhã desta quinta-feira após um acidente cm um trator agrícola em Peredo dos Castelhanos, em Torre de Moncorvo, avança o Jornal de Notícias.