AMP vai propor ao Governo regulamentação do tráfego de TVDE no seu território

AMP vai propor ao Governo regulamentação do tráfego de TVDE no seu território
| Norte
Porto Canal / Agências

A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai propor ao Governo a regulamentação do tráfego de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) no seu território, disse esta segunda-feira aos jornalistas o presidente do Conselho Metropolitano, Eduardo Vítor Rodrigues.

"Vamos fazer uma proposta para que os contingentes TVDE passem a ter regulação no contexto municipal e articulação num contexto supramunicipal", disse esta segunda-feira o também presidente da Câmara de Gaia, no final da reunião do executivo gaiense.

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que a proposta será votada pelos autarcas da AMP numa reunião extraordinária a realizar este mês com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, com hora e data ainda por confirmar.

"Tem que haver regulação mínima, porque estão a multiplicar-se. Depois já não é apenas a multiplicação do número de TVDE", mas sim "a qualidade", falando o líder da AMP em "registos de pessoas que estão a fazer horas no carro", que muitas vezes circula "24 sobre 24" horas, com várias pessoas subcontratadas a operá-lo, bem como por pessoas com segundos e terceiros empregos.

A proposta da AMP incluirá também critérios ambientais, respondeu Eduardo Vítor Rodrigues a uma questão, mas disse que tal "não significa que tenham de ser todos elétricos, mas pode haver um contingente que reduza aos mínimos os veículos a diesel".

"O que estamos a fazer é tentar, espero eu, contribuir para dignificar tudo isto", afirmou, lembrando que os próprios motoristas de TVDE já se manifestaram pelo pouco rendimento obtido pelo trabalho prestado, ao contrário do que acontece com as plataformas digitais que fornecem o serviço.

+ notícias: Norte

Norte e Galiza querem TGV em 2032. "Não há nenhuma desculpa para qualquer atraso"

Os líderes da Galiza e da região Norte de Portugal assumiram esta terça-feira um compromisso blindado das duas regiões para ter o comboio de alta velocidade em 2032, sem "nenhuma desculpa" para atrasos dos governos centrais.

Obras de 32 milhões de euros na Linha de Leixões para mercadorias suprimem 5 passagens de nível

As obras de 32 milhões de euros para aumentar a capacidade da Linha de Leixões para mercadorias, cujo concurso foi lançado em junho, vão suprimir cinco passagens de nível, de acordo com os documentos do projeto consultados pela Lusa.

PJ detém suspeito de violar menor em Braga e de filmar imagens íntimas da vítima

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 45 anos suspeito de violar uma menor de 16 anos, em Braga, e de registar com o telemóvel imagens íntimas da vítima, anunciou esta quarta-fera aquela força.