“É cultura do Porto que temos de preservar”. O ‘panado maior que o pão’ que se tornou um fenómeno da noite portuense

“É cultura do Porto que temos de preservar”. O ‘panado maior que o pão’ que se tornou um fenómeno da noite portuense
| Porto
Porto Canal

A dois passos da estação de São Bento mora um dos grandes fenómenos gastronómicos da vida noturna na cidade do Porto. Na Rua da Madeira, o ‘panado maior que o pão’ é a principal atração da Tasca do Luís, especialmente depois de se terem tornado virais vários vídeos nas redes sociais a mostrar o tamanho do panado que é, de facto, muito maior que o pão que o alberga.

“É cultura do Porto que temos de preservar”, diz ao Porto Canal Sandro Guerra, cliente habitual do snack-bar às “sextas, sábados e sempre que há um fim de semana prolongado”. Situado numa zona onde proliferam os bares e espaços de diversão noturna, o seu horário de funcionamento noctívago atrai uma clientela fiel e por norma esfomeada. “Este é o único sítio que está aberto e proporciona um dos melhores panados que já comi”, confessa Sandro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Aberto das 22h00 às 7h00 de terça a domingo, os momentos de maior afluência da tasca são mesmo mais próximos das horas de fecho dos estabelecimentos vizinhos - normalmente a partir das 4h da madrugada.

Gustavo Oliveira, que tenta passar na tasca “sempre que possível”, vê o panado como uma “obra de arte”. “É enorme, e é bom. Não é só tamanho, é qualidade”, brinca.

Mas entre os vários clientes habituais, acaba sempre por surgir quem fique a conhecer o espaço pela primeira vez. É o caso de Paulo Barbosa, que “andava há muito tempo para experimentar o famoso panado”. A recomendação chegou pelos amigos, que lhe chamavam “panado A4”, numa referência ao tamanho de uma normal folha de papel.

Esta crescente afluência é testemunhada por David Tavares, funcionário da Tasca do Luís há cerca de um ano e responsável pela cozinha. “Já tínhamos uma busca grande pelos panados, mas depois dos vídeos no TikTok e Instagram a procura cresceu muito e aumentou o nosso público que vem atrás dos panados”, conta ao Porto Canal. A ideia do panado passou por “fazer algo diferente”, e “é algo que funcionou bem”.

“Vem cá gente só buscar os panados”, confessa David, que recebe sempre “as pessoas com alegria”. “É sempre um divertimento, as pessoas querem sempre uma fotografia”, diz, também ele com um sorriso na cara.

Nos últimos meses, o bar “Tasca do Luís" tornou-se viral nas redes sociais das comidas na vida noturna da cidade do Porto, e tem circulado nas redes sociais e vários conteúdos, relativos ao famoso “Panado Maior que o Pão". Após a viralização dos vídeos na rede social “TikTok”, o bar tem recebido várias visitas e clientes.

O estabelecimento é conhecido por “Tasca do Luís" e por estar aberto também durante as madrugadas, oferece snacks há sabor.
Está localizado junto à estação de São Bento, funciona de terça-feira a domingo, das 22 horas até ao nascer do sol . E serve de alternativa rápida para os portuenses que aparecem com fome depois de uma noite de copos ou até após uma saída noturna.

O Porto Canal foi até ao local para descobrir o segredo do famoso “ícone viral das madrugadas" e perceber o porquê da escolha dos clientes que lá frequentam.

Para alguns clientes fiéis “ o panado é a estrela, eu não consigo não passar por aqui, só ir à casa de banho e não comer qualquer coisa. Porque eu aprecio muito este lugar e muito obrigado por vocês perceberem que isto é um lugar que merece este mérito”.

O famoso “Panado maior que o Pão" já era um produto vendido, é também conhecido como “A4” pelo seu tamanho parecer com as dimensões do papel A4. Mas após o fenômeno tornar- se viral nas redes sociais a procura aumentou por parte dos portuenses.

Sendo que o seu funcionamento é até de madrugada, o Tasca do Luís oferece aos seus clientes para além de do famoso panado, snacks como, os típicos pastéis brasileiros que podem ser de carne, de queijo ou mistos, fatias de pizza, salgados, coxinhas, cachorrinhos, pão de queijo até opções como de sandes veganas, nos preços acessiveis.

 

+ notícias: Porto

Sophia de Mello Breyner. Partiu há 20 anos a escritora que habita para sempre nas árvores do Porto

2 de julho de 2004. Duas décadas passaram do adeus a Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Nos jardins do Palácio de Cristal, em 2017, a família da escritora recordou com saudade a portuense que reside para a eternidade nas árvores da cidade e nas praias nortenhas que inspiraram algumas das obras mais marcantes da literatura portuguesa.

Universidade do Porto quer 70% de jovens da região no ensino superior até 2027

A Universidade do Porto (UP) assumiu ser uma prioridade contribuir para que, até 2027, 70% dos finalistas do ensino secundário dos distritos do Porto e norte de Aveiro frequentem o ensino superior.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.