Câmara de Santo Tirso alarga cheque escolar ao ensino profissional e privado

Câmara de Santo Tirso alarga cheque escolar ao ensino profissional e privado
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Santo Tirso aprovou esta quinta-feira por unanimidade alargar aos alunos do ensino profissional e privado a atribuição do cheque escolar, aumentando em 95 mil euros para 250 mil euros esse apoio, anunciou o município.

O cheque escolar, de 25 euros, destina-se a apoiar as famílias na aquisição de material escolar, esclarece em comunicado o município do distrito do Porto, revelando que o alargamento do apoio implica “o estabelecimento de protocolos com perto de uma dezena de livrarias e papelarias do concelho”.

“Com o alargamento da medida ao ensino profissional e privado, estima-se que sejam abrangidos, no próximo ano letivo, cerca de 10 mil alunos”, assinala a publicação.

“Trata-se de um investimento da Câmara Municipal na ordem dos 250 mil euros, ou seja, mais 95 mil euros do que no ano letivo anterior”, adiantou o presidente da autarquia, Alberto Costa, citado pela nota de imprensa.

O cheque escolar foi criado em 2015, apenas para alunos do 1º ciclo, tendo a medida sido alargada, em 2022, ao ensino secundário, recorda a autarquia.

Na reunião de câmara foi também aprovada por unanimidade a renovação do acordo de cooperação entre o município, a CESPU [Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário] – Parcerias S.A. e a Unidade Local de Saúde do Médio Ave, tendo em vista a disponibilização de cuidados gratuitos de medicina oral a pessoas em situação de carência socioeconómica, um encargo financeiro, segundo Alberto Costa, de “10 mil euros e que visa garantir, pelo prazo de um ano, a manutenção da consulta gratuita de medicina oral no hospital de Santo Tirso”.

Segundo a autarquia, a “alteração do prazo de vigência de três anos para um ano resulta dos investimentos que estão a ser feitos, com financiamento pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], no município com vista a assegurar cuidados de saúde oral à população” e que estimam possam acontecer “em dezembro de 2025”.

+ notícias: Norte

“Isto é quase como no Mónaco”. Circuito Internacional faz de Vila Real a capital do automobilismo até domingo

O Circuito Internacional de Vila Real recebe, este fim de semana, a 53ª edição, dedicada aos carros clássicos, num ano de recorde de inscritos e em que colaboram cerca de 300 voluntários.

Três feridos em colisão rodoviária que condicionou circulação em Arouca

Uma colisão entre dois ligeiros de passageiros, na EN327, na zona de Escariz, Arouca, provocou três feridos, na noite deste sábado.

São João da Pesqueira inaugura novo parque este domingo

O concelho de São João da Pesqueira passará a dispor, a partir de domingo, de um novo espaço de lazer, o Parque da Ferradosa, que representou um investimento de cerca de um milhão de euros.