Viana vai gerir transportes a partir de 2025, garante autarca

Viana vai gerir transportes a partir de 2025, garante autarca
Avic
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu esta terça-feira ser irreversível a exploração pelo município do serviço de transportes públicos na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão.

“A partir de setembro de 2025, se eu ainda aqui estiver, se não estiver deixarei tudo preparado para que a Câmara de Viana do Castelo assuma esse serviço. É irreversível. É para avançar. Ponto”, declarou Luís Nobre.

O contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha - Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015 e termina em 2025.

Luís Nobre adiantou que o procedimento para aquela exploração “está a ser feito com toda a competência e sustentação jurídica”.

“Há que construir a solução. Já temos uma empresa a estudar a viabilidade económica, estamos a abrir os lugares no quadro de pessoal da autarquia. Estamos a trabalhar para, no fim da concessão, ativarmos o serviço no dia seguinte. Não é uma decisão contra ninguém. É a favor dos vianenses”, disse.

O autarca socialista respondia à interpelação, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, dos vereadores do PSD, do CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira sobre o parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) tornado público na segunda-feira pelo grupo Avic.

Face a esse parecer, que refere que os operadores do grupo Avic sejam “adequadamente compensados” pelo serviço público de transporte de passageiros (SPTP), a operadora anunciou a reposição a partir de hoje das carreiras urbano e interurbano em Viana do Castelo, suspensas desde o dia 13.

+ notícias: Norte

Jovem de 17 anos esfaqueado em rixa no NorteShopping

Uma rixa entre dois grupos rivais, na Praça da Alimentação do NorteShopping, provocou pelo menos um ferido, na tarde desta sexta-feira, avança o Jornal de Notícias. 

Metro até Vila d’Este é “mais um mito inaugurado”

Foi dado mais um passo na mobilidade urbana em Vila Nova de Gaia, esta sexta-feira, com a inauguração da extensão da Linha Amarela até Vila d’Este. A cerimónia, que contou com a presença de ministros, presidentes e representantes, ficou marcada pelos discursos focados na importância de se cumprirem os prazos em investimentos de transportes públicos, mas também nos desafios que estes projetos representam.

Pescadores de Viana do Castelo acusam GNR de denegrir pesca

A cooperativa de pescadores VianaPesca, de Viana do Castelo, acusou esta sexta-feira a GNR de denegrir a imagem da pesca nacional num comunicado sobre a apreensao de 53 toneladas de carne de tubarão-azul onde foram omitidos "factos relevantes".