Coimbra aprova geminação com cidade universitária ucraniana de Sumy

Coimbra aprova geminação com cidade universitária ucraniana de Sumy
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, a proposta de geminação com o Município de Sumy, na Ucrânia, que integra uma região que tem sofrido sucessivos ataques desde o início da invasão russa.

Sumy foi fundada em 1652, na margem do rio Psel, um afluente esquerdo do rio Dnieper, e conta com cerca de 264 mil habitantes.

Segundo a Câmara Municipal de Coimbra, a cidade universitária de Sumy é considerada uma referência nas áreas das humanidades e artes, ciências sociais, matemática e ciências naturais, ciências técnicas, biologia e saúde.

“Assume-se como uma cidade de cultura, dispondo de vários equipamentos culturais dedicados à programação cultural e atividades artísticas, tais como teatros, museus, galerias, escolas de música, cinemas e centros associativos”, acrescentou.

Destaca-se pelo seu património cultural, em particular o edifício denominado ‘Altanka’, assumindo-se ainda como uma cidade do desporto, com um complexo desportivo multifuncional e um estádio de futebol; e desenvolvendo atividade económica dedicada “à indústria, construção, transporte e comunicação, transporte e serviços, tendo instaladas na cidade empresas e indústrias líder nestes setores”.

O vereador socialista Hernâni Caniço congratulou-se com a proposta de geminação da coligação Juntos Somos Coimbra, porque “defende a cooperação internacional como contributo ao desenvolvimento dos povos” e ainda porque “vai permitir a troca de experiências” e “potenciar a solidariedade”.

“Congratulo-me, mas neste caso lamentando-me, por ser uma cidade de um país em guerra, que está martirizado pelo invasor Rússia. Estranho que apenas preveja ações culturais, desportivas, ambientais, de saúde, inovação e empreendedorismo”, lamentou.

Já o vereador da Coligação Democrática Unitária, Francisco Queirós, considerou tratar-se de uma proposta que valoriza a rede de cidades com que Coimbra está geminada.

Coimbra tem, atualmente, uma rede de 22 cidades geminadas de quatro continentes.

+ notícias: Norte

Cobra assusta moradores de casa em Esposende e acaba resgatada

Uma cobra de escada foi resgatada, na noite desta segunda-feira, do interior de uma habitação na freguesia de S.Bartolomeu do Mar, em Esposende. O alerta às autoridades foi dado pelos moradores. 

Homem de 41 anos detido por provocar incêndio em Carrazeda de Ansiães

A Guarda Nacional Republicana (GNR) constituiu arguido um homem de 41 anos em Marzagão, Carrazeda de Ansiães, por ter ateado um incêndio de forma negligente enquanto manuseava uma motorroçadora, informou esta terça-feira a autoridade.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.