Aprovada revogação da contribuição extraordinária sobre o Alojamento Local

Aprovada revogação da contribuição extraordinária sobre o Alojamento Local
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal/Agências

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira a proposta de lei que permite ao Governo revogar a contribuição extraordinária sobre o Alojamento Local (AL), com os votos favoráveis dos partidos à direita e contra da esquerda.

A proposta do Governo, que visa a revogação de várias medidas que constavam no programa “Mais Habitação”, lançado pelo anterior executivo, foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, Chega, IL, CDS-PP e PAN e contra do PS, BE, PCP e Livre.

Em causa está a revogação da contribuição extraordinária sobre o AL e a fixação do coeficiente de vetustez aplicável aos estabelecimentos afetos à atividade para efeitos da liquidação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Na quinta-feira, durante a apresentação da proposta no parlamento, a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, afirmou que as medidas sobre o alojamento local incluídas no pacote Mais Habitação, aprovado pelo Governo socialista de António Costa, “não contribuíram para a resolução do problema da habitação, mas contribuíram para a perda de confiança dos investidores e agentes privados”, justificando a reversão das medidas.

A secretária de Estado explicou ainda que a revogação terá efeitos em 31 de dezembro de 2023, garantindo que “ninguém terá de pagar nem liquidar a contribuição extraordinária”.

+ notícias: País

Cinco reclusos fogem da prisão de Vale de Judeus. Autoridades em alerta

Cinco reclusos fugiram, este sábado, do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa. 

Acionada cooperação policial internacional para captura de reclusos em fuga

O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou este sábado que foi "agilizada a cooperação policial internacional" para a captura dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.

Último transporte de helicópteros cedidos por Portugal segue para Kiev

O último transporte dos seis helicópteros Kamov doados por Portugal à Ucrânia seguiu sexta-feira para Kiev, “após um longo período de incerteza e de negociações”, anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).