Avenida dos Aliados devolvida aos portuenses a tempo do São João

Avenida dos Aliados devolvida aos portuenses a tempo do São João
Porto Canal | Foto de arquivo do início da empreitada
| Porto
João Nogueira

A promessa foi feita pelo próprio presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, à data da escavação de um dos túneis do traçado e era um compromisso com a Câmara do Porto desde o início deste ano. Permanecia incerto se o estaleiro das obras da Linha Rosa da Metro do Porto na Avenida dos Aliados ia reabrir parcialmente a tempo dos festejos do São João. Mas os trabalhos avançam a bom ritmo e a redução do estaleiro em 70% irá permitir, já durante a manhã desta sexta-feira, o retorno aos portuenses da Avenida dos Aliados e da Praça Almeida Garrett.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Inicialmente a projeção apontava para que os trabalhos para aliviar a avenida arrancassem apenas a 22 de junho. Contudo, a operação começa já na manhã desta sexta-feira para desimpedir as vias de circulação ao trânsito rodoviário.

Com este avanço, a logística de obra na Praça da Liberdade será reduzida em 70%, concentrando-se agora quase exclusivamente na área ao redor da estátua de D. Pedro.

“Com estas mudanças, o trânsito descendente nos Aliados pode agora ser feito pelo lado do Banco de Portugal. Motoristas podem descer a Avenida dos Aliados ou a Rua dos Clérigos, alcançar a Praça da Liberdade e seguir pela Praça Almeida Garrett em direção à Rua Mouzinho da Silveira ou à Sé. Também é possível virar à esquerda para subir a Rua de Sá da Bandeira”, declarou a empresa ao Porto Canal.

Com isto, “a circulação completa foi retomada entre os Aliados e a Praça Almeida Garrett, assim como entre os Aliados e a Rua de Sá da Bandeira”, acrescentou a Metro do Porto.

A juntar-se a isto, a ligação da Rua 31 de Janeiro para a Rua de Sá da Bandeira fica outra vez disponível.

O estaleiro de obra presente na Praça da Liberdade, mesmo no coração do Porto, deve-se à obra para a nova Linha Circular (ou Rosa) da Metro do Porto.

Esta linha vai ligar São Bento à Casa da Música, com ligação às atuais estações de metro, e terá estações intermédias no Hospital de Santo António e Praça da Galiza.
Tiago Braga admitiu ainda que obras deste tipo "causam sempre muitos atritos do ponto de vista daquilo que é o cronograma" inicial, incluindo "atrasos", prevendo-se que a linha esteja operacional em final de julho de 2025.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.