Viana do Castelo será a Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025

Viana do Castelo será a Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025
CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal

A Comissão Executiva do Eixo Atlântico aprovou esta quinta-feira que Viana do Castelo será a Capital da Cultura em 2025. De janeiro a outubro, a cidade irá acolher 64 grandes eventos, incluindo cultura urbana, música, literatura, gastronomia, cinema e arquitetura.

Viana do Castelo é conhecida pelo seu rico património histórico e cultural, combinando tradição e modernidade. Esta iniciativa irá fortalecer a ligação entre a cidade e o Eixo Atlântico.

A decisão foi tomada em Lugo, onde também foi inaugurada uma nova praça pública do Eixo Atlântico, a primeira na Galiza. Esta praça inclui uma escultura que representa os 41 municípios e deputações membros.

Na reunião, foi decidido que Sarria acolherá a VIII Expocidades em maio de 2025, uma feira de turismo de proximidade. Valongo organizará um seminário sobre igualdade de género no desporto em outubro.

Também foi confirmado que o Governo de Portugal manterá o calendário para a construção da linha ferroviária Lisboa – A Coruña, sem atrasos.

+ notícias: Norte

Cobra assusta moradores de casa em Esposende e acaba resgatada

Uma cobra de escada foi resgatada, na noite desta segunda-feira, do interior de uma habitação na freguesia de S.Bartolomeu do Mar, em Esposende. O alerta às autoridades foi dado pelos moradores. 

Homem de 41 anos detido por provocar incêndio em Carrazeda de Ansiães

A Guarda Nacional Republicana (GNR) constituiu arguido um homem de 41 anos em Marzagão, Carrazeda de Ansiães, por ter ateado um incêndio de forma negligente enquanto manuseava uma motorroçadora, informou esta terça-feira a autoridade.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.