Gaia lança "Sábados ao Parque" cheios de atividades para atrair população para os espaços verdes

Gaia lança "Sábados ao Parque" cheios de atividades para atrair população para os espaços verdes
CM Gaia
| Norte
Porto Canal/ Agências

Cinema ao ar livre, aulas de atividade física e mercados são algumas das iniciativas do “Sábados ao Parque”, programa apresentado esta quinta-feira em Vila Nova de Gaia que visa atrair a população aos parques desta cidade do distrito do Porto.

Com várias atividades gratuitas, o “Sábados ao Parque” tem início sábado e prolonga-se até janeiro do próximo ano.

Em comunicado, a câmara de Gaia refere que “o grande objetivo é proporcionar a todos os residentes do concelho encontros na natureza onde possam exercitar o corpo, a mente e a alma”, numa “oportunidade para todos de quebrarem o isolamento e aumentarem o seu bem-estar emocional”.

“[São momentos] que visam ajudar cada um a estar mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia”, sublinha a autarquia liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

Aulas abertas, cinema ao ar livre, oficinas, conversas e um mercado são algumas das propostas que vão distribuir-se, todos os sábados, pelos parques do Vale de S. Paio e da Ponte Maria Pia – Fitness Park, num sábado por mês (em junho, dia 22) no Parque da Lavandeira e noutro sábado por mês no Parque Biológico (29 de junho).

Este projeto resulta de uma candidatura à rubrica dedicada às Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que “todas as atividades têm como mote a temática da sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população”, destaca a autarquia, apontando para um total de mais de 150 iniciativas, com incidência nas oficinas (64) e aulas abertas (70).

Os temas em torno dos quais se focarão os dias deverão mudar ao longo dos meses, estando já programados “Sábados Saudáveis”, “Sábados Sustentáveis”, “Sábados com Vida”, “Sábados a Educar”, “Sábados a liderar” e “Sábados a Cuidar”.

O cinema ao ar livre terá uma lotação máxima de 350 participantes, enquanto os concertos deverão privilegiar artistas nacionais.

Já o mercado funcionará todo o dia, das 09 às 18 horas, com cerca de duas dezenas de ‘stands’ de produtos de agricultura biológica, reciclagem ou artesanato criado por pessoas com deficiência e instituições de solidariedade.

As oficinas, que deverão durar cerca de hora e meia, terão no máximo de 40 participantes, e as aulas abertas, com lotação máxima de 50 participantes, terão uma duração de 35 a 50 minutos, incidindo na prática de desporto, artes marciais, dança, meditação, entre outras áreas.

+ notícias: Norte

Seis detidos por tráfico de droga no Porto

Cinco homens e uma mulher com idades entre os 34 e os 49 anos de idade foram detidos, esta quarta-feira, no Porto e Lisboa, por tráfico de estupefacientes durante a realização de uma operação policial, informou a Guarda Nacional Republicana do Porto (GNR) em comunicado enviado às redações.

Ovar cria núcleo de intervenção para responder a crescente número de sem-abrigo

O Município de Ovar criou com 12 entidades um núcleo de intervenção para responder ao crescente número de sem-abrigo no concelho, que no final de 2023 registava 391 pessoas a viver na rua ou em construções abarracadas.

PSP deteve cinco homens e apreendeu mais de seis mil doses de haxixe em Matosinhos

A PSP deteve cinco pessoas e apreendeu mais de 6.000 doses individuais de haxixe e 7.661 euros no bairro Cruz de Pau, em Matosinhos, no distrito do Porto, adiantou esta quinta-feira esta força policial.