Porto discute atribuição do nome de Mário Soares a Parque Urbano da Lapa

Porto discute atribuição do nome de Mário Soares a Parque Urbano da Lapa
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na terça-feira atribuir o nome de Mário Soares ao Parque Urbano da Lapa, que deverá estar pronto até ao final de julho e irá dotar o centro da cidade de 1,7 hectares de área verde. Na proposta, o vereador com o pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha, esclarece que a Comissão de Toponímia se pronunciou favoravelmente, assim como a União de Freguesias do centro histórico.

Num documento anexo à proposta, esclarece-se que foi enviado um 'email' aos membros da Comissão de Toponímia para que se pronunciassem, uma vez que a próxima reunião da comissão se realiza a 13 de julho "e se prevê que o parque esteja concluído antes dessa data".

"Este topónimo foi aprovado por maioria, com 13 votos a favor", indica.

O executivo aprovou em abril a proposta apresentada pela maioria municipal de atribuir a designação "Dr. Mário Soares" ao Parque Urbano da Lapa, que resulta do acordo estabelecido entre o município e o grupo hoteleiro canadiano Mercan Properties, no âmbito de um processo de licenciamento para a nova unidade hoteleira.

Com 1,7 hectares de área verde, o Parque Urbano da Lapa deverá estar pronto até ao final de julho, esclareceu à Lusa a autarquia.

Aquando da apresentação da proposta, Rui Moreira afirmou à Lusa que esta era "uma oportunidade ótima de celebrar o 25 de Abril, dando um nome de um novo parque urbano na cidade a uma pessoa que para todos, sejam de direita ou de esquerda, está muito ligada ao conceito de liberdade e do 25 de Abril".

O independente esclareceu que o município tem vindo a falar com a família de Mário Soares e que a atribuição do seu nome a um parque da cidade é “um gesto importante”.

"Porque Mário Soares é um dos mais importantes nomes do 25 de Abril, o município considera oportuno homenagear este ímpar político português", lê-se no documento, que destaca que o Porto representava para Mário Soares "a cidade da liberdade".

"Nela fez amizades indefetíveis, forjou cumplicidades políticas, celebrou a cultura e as tradições, cultivou o amor pelos livros (são célebres as suas incursões pelos alfarrabistas, em especial a Académica de Nuno Canavez) e apreciou a gastronomia nortenha. A cidade soube, por seu turno, retribuir a afeição de Mário Soares, consagrando-lhe grande carinho, admiração e respeito", acrescentou.

+ notícias: Porto

Criança ferida com gravidade após ficar com mão presa em escada rolante de shopping em Matosinhos

Uma criança sofreu ferimentos graves após ter ficado com um dos membros superiores presos numa escada rolante do Mar Shopping,em Matosinhos, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.