Há mais dez quilómetros da envolvente do Rio Leça que vão ganhar uma nova vida

Há mais dez quilómetros da envolvente do Rio Leça que vão ganhar uma nova vida
| Norte
João Nogueira

A Câmara da Maia divulgou esta quarta-feira o projeto de execução que vai regenerar as áreas à volta do rio Leça em todo o concelho maiato. São dez quilómetros no total que vão ser intervencionados em duas fases, um investimento de 10 milhões de euros para que, em 2030, atravessar as margens do rio seja mais agradável.

O objetivo é lançar o concurso público para a execução da obra ainda em 2025 para que, até 2030, sobrem três a quatro anos destinados à empreitada. O orçamento estimado é de 10 milhões de euros, mas Silva Tiago revelou que o valor poderá aumentar mediante os trabalhos complementares. Está prevista, a título de exemplo, a reabilitação dos moinhos característicos naquele concelho.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Os trabalhos vão dividir-se em duas fases, cada uma com ponto de arranque no parque da Alvura: a primeira fase do parque até à fronteira com o município de Valongo (conhecido pela zona da travagem em Ermesinde); e a segunda fase entre o parque e a Ponte da Pedra.

Recorde-se que o projeto do Corredor Verde do Rio Leça está a ser desenvolvido pelos quatro municípios por onde passa aquela linha de água, sendo eles Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos. O objetivo é regenerar e dar uma nova vida ao rio numa extensão de 45 quilómetros para deixar de ter o rótulo de um dos mais poluídos da Europa.

Foi criada uma associação entre os municípios para viabilizar este projeto. Mas os concelhos também desempenham uma parte individual.

À responsabilidade da associação estão, por exemplo, a limpeza do leito do rio, o seu desassoreamento e a consolidação das margens com pedra. Mas a parte estética, como passadiços, pontes e parques são responsabilidade particular de cada concelho.

E foi este o projeto que a Maia apresentou esta quarta-feira, numa sessão aberta aos jornalistas.

Entre os trabalhos previstos estão a conceção de três novas pontes, sete novas zonas de estar e dois parques urbanos (Alvura e Pisão), a criação e preservação de mais espaços verdes (700 novas árvores e grandes arbustos), ligações a transportes públicos e até bacias de retenção que, todas juntas, irão armazenar 600 metros cúbicos de água.

No parque da Alvura, por exemplo, a Maia prepara-se para inaugurar um parque fluvial, previsto para abrir em julho e onde se vai situar uma das maiores retenções aquáticas apontadas neste projeto.

O concelho da Maia aprovou há duas semanas a resolução para ser atribuída a declaração de utilidade pública com caráter urgente da expropriação dos terrenos destinados à construção do Corredor Verde do Leça.

Neste momento o projeto de execução está pronto, assinado pela arquiteta Laura Roldão Costa, os terrenos sinalizados (alguns, alvo de expropriação) e a autarquia precisa apenas “de apoio comunitário para fazer a obra”, informou o presidente da Câmara da Maia.

As linhas de financiamento já existem e o ministro do Ambiente do anterior Governo comprometeu-se com a atribuição do mesmo, garantiu Silva Tiago.

Mas para que tal não fique esquecido, o presidente da autarquia maiata informou que Maria Graça de Carvalho, que assume a pasta daquele ministério no atual Governo, vai visitar a Maia a 9 de julho para conhecer os projetos do Corredor Verde do Rio Leça e a área a ser intervencionada.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.