Portugal Fashion cancelado para junho por falta de apoios

Portugal Fashion cancelado para junho por falta de apoios
Portugal Fashion
| País
Porto Canal/ Agências

A edição do Portugal Fashion prevista para os dias entre 01 e 06 de julho foi cancelada por não ter sido possível reunir “todos apoios necessários” para garantir a qualidade do evento, anunciou a organização esta terça-feira.

“Apesar de todos os esforços para realizar a edição deste ano não foi possível, em tempo útil, reunir todos apoios necessários que permitiriam garantir a qualidade do evento Portugal Fashion a que todos já se habituaram. Foi uma decisão muito difícil para a ANJE [Associação Nacional de Jovens Empresários]”, lê-se num comunicado enviado esta tarde à comunicação social.

No dia 09 de abril, a organização do Portugal Fashion anunciou que o evento de moda iria passar a acontecer uma vez por ano – em vez das habituais duas -, a começar em julho deste ano, num novo formato e com o apoio financeiro do Turismo de Portugal.

Na altura, à Lusa, a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, explicou que a nova estratégia, nacional e internacional, do evento de moda, seria também a "base da candidatura ao Portugal 2030", que a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) iria submeter até final do mês de abril.

No comunicado, a organização do Portugal Fashion diz manter a intenção de realizar apenas um evento anual e afirma pretender “concentrar-se numa edição onde a nova estratégia possa ser apresentada com todas as condições para trazer a todos os criadores e à moda portuguesa a visibilidade, as oportunidades de negócio e a dignidade que ambicionam”.

O evento de moda português tem atravessado “algumas dificuldades de financiamento e por isso foi necessário repensar a forma, e algum conteúdo”, admitiu a organização, sublinhando que “todos os criadores e meios de comunicação social serão atempadamente informados com os pormenores da próxima edição”.

Em outubro, a ANJE alertou que a 53.ª edição do Portugal Fashion, que estava a acontecer naquela altura, poderia ser a última, devido aos atrasos dos fundos comunitários.

Num comunicado de imprensa com o título "Edição do Portugal Fashion pode ser a última devido aos atrasos dos fundos comunitários", a ANJE explicou que as edições do Portugal Fashion estavam a ser financiadas por fundos comunitários do Portugal2020, mas que esse quadro de apoios acabou e o "quadro Portugal 2030 ainda não tem candidatura aberta".

Fundado pela ANJE em 1995, o Portugal Fashion é um projeto promocional da moda de autor, do 'design' e da indústria da moda em diferentes áreas setoriais, representando de forma permanente mais de 30 'designers' e marcas portuguesas do setor da indústria têxtil e do calçado, prestando apoio complementar, a cada edição, a 10 criadores de moda internacionais que procuram o projeto para se desenvolverem a partir de Portugal.

+ notícias: País

Greve de maquinistas com serviços mínimos de cerca de 25% na CP

O Tribunal Arbitral decretou a fixação de serviços mínimos para a greve de maquinistas desta sexta-feira, na ordem dos 25% na CP – Comboios de Portugal, nos serviços urbanos, regionais e de longo curso, segundo o acórdão divulgado esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.