Ligação de Vila Nova do Campo à estação de Lordelo aberta a concurso por 1,4 milhões de euros
Porto Canal
Foi lançada, esta terça-feira, a primeira fase do concurso público para a ligação de Vila Nova do Campo, em Santo Tirso, à estação ferroviária de Lordelo, em Guimarães. Esta fase da obra foi lançado por um valor que ascende os 1,4 milhões de euros e está prevista a construção de uma nova rotunda na Via Intermunicipal.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, a ligação tem como preço base um montante de 1,429 milhões de euros, sendo que os vencedores do concurso têm de concluir a obra num prazo de um ano. As propostas têm de ser apresentadas até 14 de julho.
O projeto será feito em duas fases, sendo que para a segunda está prevista a execução de uma ponte sobre o rio Vizela. A nova ligação, que derrapou nos prazos e foi anunciada para arrancar no verão de 2023, implicará um investimento de 2,7 milhões de euros.
A empreitada vai resolver a elevada sinistralidade registada no entroncamento da VIM com a EM 644, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso em março de 2023, altura em que foi apresentado o projeto: “Serão construídas passadeiras elevadas, para reduzir a velocidade em ambos os sentidos e que é a principal causa dos acidentes verificados naquele local”, adiantou o autarca.
