Túnel fechado há quase um ano em Braga reabre ao trânsito em julho

Túnel fechado há quase um ano em Braga reabre ao trânsito em julho
| Norte
Porto Canal

O túnel da Avenida da Liberdade, em Braga, vai reabrir em julho ao trânsito automóvel.

Encerrado há quase um ano por causa de obras de requalificação, a infraestrutura fica concluída no começo de julho, contudo a abertura acontecerá dez a 15 dias depois, devido aos testes que serão feitos às redes de combate a incêndios e de videovigilância e ao sistema de controlo e contagem de tráfego, adianta o Jornal de Notícias (JN).

Recorde-se que a intervenção deveria ter sido finalizada a 4 de maio, contudo a autarquia aceitou a prorrogação do prazo por 30 dias para a realização de trabalhos complementares. O valor total da empreitada, adjudicada na ordem dos 5.2 milhões de euros, aumentou assim em cerca de 150 mil euros.

Aquele túnel rodoviário, com uma extensão de 1,15 quilómetros, assegura um dos principais acessos a Braga, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) e o centro da cidade (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.

Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros, o túnel, segundo a Câmara, “nunca sofreu qualquer intervenção de fundo”, tendo apenas sido alvo de “pequenas intervenções de conservação e manutenção”.

+ notícias: Norte

53 toneladas de tubarão-azul apreendidas pela GNR no Porto de Leixões

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira a apreensão de 53 toneladas de carne de tubarão-azul, uma espécie protegida, no Porto de Leixões.

Viana do Castelo altera mapa de pessoal para contratar motoristas para transporte urbano

A Câmara de Viana do Castelo decidiu alterar o mapa de pessoal para contratar 25 motoristas para assumir a exploração do transporte público na área urbana, a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão.

Bispo do Porto ordena manutenção de procissão em Lavra após polémica com padre

O bispo do Porto mandou que se mantenha em agosto a procissão da Nossa Senhora de Fátima, em Lavra, revelou esta quarta-feira à Lusa Mónica Oliveira, um das peticionárias contra a interrupção da tradição com 82 anos decidida pelo padre.