Calor faz aumentar em 10% idas às urgências do Hospital de S. João no Porto

Calor faz aumentar em 10% idas às urgências do Hospital de S. João no Porto
| Norte
Porto Canal

O número de ocorrências registadas pelo serviço de urgências do Hospital de S. João, no Porto, aumentou 10% nos últimos dias de vaga de calor, em comparação ao período homólogo do ano passado, disse o diretor do serviço.

"Nestes últimos dias, com a vaga de calor, tem havido mais episódios na urgência (...),contrariamente ao que estava a acontecer nos últimos dois anos (...), há um aumento de vindas à urgência na ordem dos 10% comparativamente ao período homólogo do ano passado", disse à agência Lusa João Sá, diretor das urgências do Hospital de S. João do Porto.

Segundo João Sá, os pacientes que mais têm aparecido nas urgências têm sido doentes "mais idosos" e com "patologias crónicas debilitante", ou seja doentes com patologias cardiovasculares, respiratórias e cerebrovasculares.

O diretor das urgências do Hospital de S. João do Porto aconselha às pessoas mais frágeis e às incapazes para evitarem exporem-se às elevadas temperaturas, protegerem-se em casa, hidratarem-se adequadamente e serem vigiados por alguém que as possam auxiliar.

Cristina Abreu, que gere a Unidade de Emergências em Saúde Pública da DGS, disse à agência Lusa, por seu turno, que ainda não existem dados que apontem para uma maior procura de cuidados de saúde primários ou hospitalares, mas reconheceu que ainda é cedo.

As altas temperaturas que se registaram nos últimos dias tiveram "repercussões mínimas" na saúde perante os "elevados riscos", porque a população acatou as recomendações das autoridades, disse.

O mesmo acontece para o número de óbitos causados pelas altas temperaturas que se registaram nos últimos dias e que deverão traduzir-se numa onda de calor, a qual só existe quando são registadas temperaturas acima das previstas para a época do ano a partir de seis dias consecutivos.

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.