Teatro Nacional São João tem nova administração

Teatro Nacional São João tem nova administração
| Norte
Porto Canal / Agências

O Governo aprovou esta sexta-feira, em Conselho de Ministros, as nomeações das administrações da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP) e do Teatro Nacional São João (TNSJ).

De acordo com comunicado do Ministério da Cultura, o novo presidente da MMP, Alexandre Pais, vai ter consigo como vogais a até aqui diretora de espaços da MMP, Esmeralda Paupério, e Sónia Teixeira, que integrava o conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II.

Já no instituto público Património Cultural, cuja nomeação ainda vai acontecer, por despacho ministerial, o novo presidente, João Soalheiro, vai ter como vice-presidentes a professora universitária e antiga subdiretora-geral do Património Cultural Ana Catarina Sousa e o arquiteto Ângelo Silveira, até aqui técnico superior no departamento de Projetos e Obras do instituto.

Quanto ao TNSJ, de onde Pedro Sobrado tinha saído em setembro para assumir a presidência da MMP, vai voltar a ter um conselho de administração dirigido por Sobrado, que leva consigo para vogais a ex-administradora da MMP Cláudia Leite e o ex-diretor de tecnologias da empresa pública Nuno Mouro.

As nomeações efetuadas esta sexta-feira em Conselho de Ministros são válidas para o período entre 2024 e 2026.

Em maio, o ministério liderado por Dalila Rodrigues anunciou que o historiador de arte Alexandre Pais iria substituir Pedro Sobrado à frente da MMP, enquanto o investigador João Soalheiro iria ficar à frente do Património Cultural, substituindo João Carlos dos Santos.

Pedro Sobrado e João Carlos dos Santos tinham sido nomeados em setembro do ano passado pelo anterior Governo, concretizando a opção de remodelar a orgânica do património cultural português, repartindo as competências da antiga Direção-Geral do Património Cultural em duas: a empresa pública MMP, com sede em Lisboa, e o instituto público Património Cultural, com sede no Porto.

“Para implementarmos determinadas políticas, por vezes é necessário substituir as pessoas e é natural que o venhamos a fazer”, afirmou Dalila Rodrigues, em Viseu, dias antes de serem conhecidos os novos dirigentes do setor.

A ministra tem sido crítica da reforma implementada pelo Governo anterior, algo que frisou em maio: “Chegam-me ao ministério, diariamente, pedidos de audiência e manifestações de profundo desagrado pela reforma administrativa que foi levada a cabo pelo anterior Governo na área do património”.

+ notícias: Norte

Metro do Porto também "não foi envolvida" no novo projeto para estação de TGV em Gaia

A Metro do Porto também "não foi envolvida na avaliação da solução alternativa" para a estação ferroviária de alta velocidade em Gaia apresentada pelo consórcio LusoLav que uma extensão da Linha Rubi, disse esta sexta-feira fonte oficial à Lusa.

Golfinhos a nadar no Porto de Leixões surpreendem população

Um grupo de cerca de seis golfinhos apareceu a nadar no Porto de Leixões, em Matosinhos, e gerou surpresa entre várias pessoas que estavam no local e que gravaram o momento, conforme se vê em vídeos que circulam nas redes sociais. Fonte do Porto de Leixões revelou que o fenómeno não é único, embora gere sempre a surpresa de um quem o presencia.

Três jovens feridos com gravidade num despiste na A24 em Vila Real

Três jovens ficaram com ferimentos graves na sequência de um despiste ao quilómetro 79 da Autoestrada 24 (A24), em Vila Real, que obrigou ao corte temporário da estrada, segundo fontes da GNR e dos bombeiros.