APDL esclarece que “nunca esteve em causa” retirar os feirantes do cais da Ribeira

APDL esclarece que “nunca esteve em causa” retirar os feirantes do cais da Ribeira
| Porto
Porto Canal / Agências

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) esclareceu esta quarta-feira que “nunca esteve em causa a retirada” dos feirantes da ribeira do Porto, depois de ter pedido à junta de freguesia para cancelar as licenças.

“Nunca esteve em causa a retirada da venda ambulante da ribeira do Porto até porque essa matéria é da competência da Câmara Municipal [do Porto], mas apenas garantir o enquadramento legal da ocupação do domínio público”, esclareceu a APDL, em comunicado enviado à Lusa.

Esta manhã, durante a reunião pública extraordinária do executivo municipal, o presidente da Câmara do Porto garantiu que os vendedores ambulantes poderão continuar com a sua atividade na ribeira, apesar de a APDL ter pedido o cancelamento das licenças numa carta à junta de freguesia.

“Tivemos conhecimento dessa missiva que a APDL enviou à União de Freguesias do Centro Histórico do Porto [a pedir o cancelamento das licenças] e eu quero dizer e tranquilizar as pessoas de que a APDL não tem razão”, afirmou o independente Rui Moreira, depois de questionado pelo deputado do BE, Sérgio Aires.

O bloquista questionava Rui Moreira na sequência de uma notícia avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias (JN) que dá conta de que a “APDL quer tirar vendedores ambulantes da ribeira do Porto”.

Na missiva da APDL à União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, e a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso, lê-se: “Reiteramos a necessidade do cancelamento das licenças de ocupação com vendas ambulantes e feirantes emitidas”.

Segundo o autarca, esta posição da APDL é resultado da “obsessão de uma senhora administradora que resolveu fazer guerra à câmara”.

Perante isto, e ainda em comunicado, a APDL salientou manter uma “boa relação institucional com a Câmara do Porto”.

“Trabalhará em conjunto com a autarquia no sentido de se encontrar a melhor solução para a resolução em definitivo desta questão”, assumiu.

+ notícias: Porto

Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

O Cinema Trindade, no Porto, quer ultrapassar este ano os 100 mil espectadores, com uma programação que incluirá, nos próximos meses, filmes de François Truffaut, Oliver Laxe e obras “made in Porto”.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 00h00 devido a agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, vai ser cortada à meia-noite devido às previsões de agravamento do estado do tempo e de forte agitação marítima.

Linha Rosa do Metro do Porto estará operacional até março de 2027

A Linha Rosa do Metro do Porto, que ligará São Bento à Casa da Música, estará operacional até março de 2027, apesar de a empreitada ser concluída ainda este ano, anunciou, esta terça-feira, o presidente da empresa, Emídio Gomes.