Rui Moreira: “Esta feira existe na Ribeira ainda a APDL não existia”

Rui Moreira: “Esta feira existe na Ribeira ainda a APDL não existia”
Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

O presidente da Câmara do Porto garantiu, na manhã desta quarta-feira, que a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo não tem gestão da Ribeira e que os mercadores e feirantes vão permanecer lá. Em causa está a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, que dá conta de que a empresa administrativa dirigiu um documento à União de Freguesias do Centro Histórico alegando a “necessidade de cancelamento das licenças”.

“É preciso tranquilizar as pessoas e dizer-lhes que a APDL não tem razão. Esta é uma feira que existe na Ribeira ainda não existia a APDL. Depois, como é bom saber, a APDL não trata daquele território, não trata da limpeza urbana, não trata do espaço público, não paga iluminação, não trata de coisa nenhuma. Aquilo, claramente, é um território da cidade”, afirmou o presidente da autarquia, que garantiu que “a feira vai-se lá manter”.

Rui Moreira respondia ao vereador bloquista Sérgio Aires, que levantou a questão, mas rapidamente afastou dúvidas que pudessem existir sobre o assunto: “A APDL não vai pôr a mão naquilo que é historicamente nosso, era o que mais faltava”.

O autarca aproveitou ainda para questionar os “poderes intermédios que existem na cidade”, numa referência à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que decidirá o futuro do Edifício Transparente, à IP - Infraestruturas de Portugal, com a questão das árvores abatidas na VCI, ou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que tem poder de licenciamento no Centro Histórico.

+ notícias: Porto

Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

O Cinema Trindade, no Porto, quer ultrapassar este ano os 100 mil espectadores, com uma programação que incluirá, nos próximos meses, filmes de François Truffaut, Oliver Laxe e obras “made in Porto”.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 00h00 devido a agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, vai ser cortada à meia-noite devido às previsões de agravamento do estado do tempo e de forte agitação marítima.

Linha Rosa do Metro do Porto estará operacional até março de 2027

A Linha Rosa do Metro do Porto, que ligará São Bento à Casa da Música, estará operacional até março de 2027, apesar de a empreitada ser concluída ainda este ano, anunciou, esta terça-feira, o presidente da empresa, Emídio Gomes.