Edição pioneira de festival no Porto vai abrir jardins ao público no final de junho

Edição pioneira de festival no Porto vai abrir jardins ao público no final de junho
| Porto
Porto Canal

A primeira edição do festival Jardins Abertos no Porto vai abrir seis jardins da cidade ao público no fim-de-semana de 29 e 30 de junho. A iniciativa vai contar também com visitas guiadas a alguns dos espaços, e uma atividade de jardinagem.

No rescaldo dos festejos do S. Pedro, os portuenses vão ter acesso aberto a seis jardins da cidade: das 10h00 às 18h00, no dia 29 e 30 de junho, vai ser possível visitar a Horta Porto Business School, o Jardim Botânico da Universidade do Porto, o Jardim da Casa das Artes, o Jardim da Casa Tait e o Jardim Massarelos House; já o Jardim da Casa Camélia vai estar aberto entre as 14h00 e as 18h00 em ambos dias do fim-de-semana.

O festival Jardins Abertos vai contar também com visitas guiadas à Horta Porto Business School, aos Jardins da Casa Tait e ao Jardim Botânico da Universidade do Porto, e uma atividade de jardinagem no Jardim Botânico.

Segundo comunicado enviado ao Porto Canal, o festival surge com o objetivo de “aproximação à Natureza em contexto urbano de forma gratuita e acessível”.

O Jardins Abertos estreou-se em 2017, contando já com 11 edições, todas em Lisboa. As edições do festival de 2023 contaram com mais de 23.000 participações, segundo a nota enviada às redações.

+ notícias: Porto

Matosinhos espera lançamento do concurso da linha de São Mamede em novembro de 2025

A Câmara de Matosinhos informou esta sexta-feira que o consórcio responsável pelo estudo da nova linha de São Mamede e a Metro do Porto asseguraram que o concurso para a conceção e construção pode ser lançado em novembro de 2025.

Pedonalizada Rua de S. João no Porto terá barreiras para evitar estacionamento abusivo

A Rua de São João, no Porto, recentemente intervencionada com vista à sua pedonalização, verá instalada "nos próximos meses" barreiras para evitar o estacionamento automóvel, disse à Lusa o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Autocarros antigos da STCP ganham nova vida em África

Com o processo de renovação da frota de autocarros, a STCP previa demolir alguns dos veículos a diesel mais antigos. Mas pelo menos 21 destas viaturas tomam outro rumo e seguem a caminho da Guiné-Bissau, em África, onde os autocarros vão continuar a servir as populações locais. Esta sexta-feira, a STCP enviou a segunda remessa, com mais cinco autocarros a bordo de um barco, prevendo-se que daqui a 15 dias cheguem ao país africano. A última tranche, com dez autocarros, deverá ser enviada em janeiro de 2024.