Câmara de Viana do Castelo aprova empréstimo para obras que incluem novo mercado

Câmara de Viana do Castelo aprova empréstimo para obras que incluem novo mercado
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a contração de um empréstimo bancário, no valor de 14 milhões de euros para quatro investimentos orçados em mais de 28 milhões de euros, entre eles, o novo mercado municipal.

A proposta foi rejeitada pelo PSD e CDS-PP e do vereador Eduardo Teixeira. A CDU votou a favor.

O empréstimo, com prazo de vencimento de 15 anos, será utilizado este ano, em 2025 e 2026 e visa “assegurar o financiamento da diferença entre o valor do investimento e o valor do fundo aprovado Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a construção do novo mercado municipal”, no local onde existia do prédio Coutinho, orçado em 10,9 milhões de euros.

Na apresentação da proposta, o presidente da Câmara, Luís Nobre, disse que a construção terá de estar no terreno antes de agosto de 2025, antes de terminar a Declaração de Utilidade Pública (DUP).

O autarca socialista estimou, em julho, lançar a empreitada a concurso público para que a construção possa arrancar até final do ano.

+ notícias: Norte

PCP reclama pagamento integral de todos os impostos pela venda de seis barragens

O PCP de Bragança reclamou esta sexta-feira a necessidade da intervenção da Autoridades Tributárias (AT), e outras entidades públicas, para que as partes envolvidas na venda das seis barragens transmontanas sejam obrigadas ao pagamento dos impostos em falta resultantes desta transação.

Maia desenvolve "programa pioneiro" de literacia mediática nas escolas

A câmara da Maia desenvolveu um “programa pioneiro” de literacia mediática e jornalismo nas escolas para “combater a desinformação” de “forma coerente e progressiva”, desafiando outras autarquias a “juntarem-se à causa”, explicou esta sexta-feira à Lusa o responsável pelo projeto.

Prisão preventiva para suspeito de abusar sexualmente da filha em Terras de Bouro

O Tribunal de Braga aplicou esta sexta-feira prisão preventiva a um homem de 35 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual em Terras de Bouro, sendo a vítima a sua filha, com menos de 10 anos, disse fonte policial.