Portugal garante ao Brasil que continuará de "braços abertos" para imigrantes

Portugal garante ao Brasil que continuará de "braços abertos" para imigrantes
| País
Porto Canal/Agências

O Governo português garantiu esta segunda-feira às autoridades brasileiras que a “política de acolher de braços abertos” os migrantes brasileiros é para continuar, disse à Lusa o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

“Nós continuamos com uma política de acolher de braços abertos essa comunidade” afirmou à Lusa Nuno Sampaio depois de falar esta segunda-feira em Brasília com a Secretária-Geral do Itamaraty e Ministra das Relações Exteriores interina, Laura da Rocha.

O secretário de Estado reforçou ainda a ideia de que a comunidade brasileira em Portugal (cerca de 400 mil) é “uma comunidade muito importante, muito bem integrada e muito importante para a economia portuguesa”.

No início do mês, aprovado em Conselho de Ministros, o Governo pôs fim ao regime excecional que permitia a um estrangeiro entrar em Portugal e só depois pedir autorização de residência e anunciou a criação de uma estrutura de missão para regularizar processos pendentes, estimados em 400 mil.

Entre as 41 medidas prevista no Plano de Ação para as Migrações, consta ainda a transformação do atual visto de mobilidade para imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) num visto comunitário (Shengen), que permite circular pela União Europeia, e criação de uma Unidade de Estrangeiros e Fronteiras (UEF) na PSP para fiscalizar a presença de imigrantes e criar centros de atendimento de emergência.

“A ideia é reforçar os mecanismos de uma boa integração. Sobre isso gostaria que não ficasse qualquer dúvida. É simultaneamente uma perspetiva humanista e reforço das relações com os países da CPLP”, afirmou à Lusa o secretário de Estado, acrescentando ainda que o objetivo do Governo é o “acolhimento, um boa integração, com humanismo”.

“É essa a perspetiva de Portugal e deste Governo”, destacou.

De forma a que o novo plano seja concretizado, em especial no que diz respeito aos migrantes que não pertencem à CPLP, o “plano para as migrações que foi apresentado prevê exatamente esse reforço dos serviços consulares”, disse.

“Agora iremos ver no terreno e em detalhe como é que os recursos poderão ser direcionados”, mas o “reforço da capacidade consular está previsto e será efetivado no terreno”, disse.

O secretário de Estado participa ainda esta segunda-feira, na Embaixada de Portugal em Brasília, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

+ notícias: País

Cinco reclusos fogem da prisão de Vale de Judeus. Autoridades em alerta

Cinco reclusos fugiram, este sábado, do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa. 

Acionada cooperação policial internacional para captura de reclusos em fuga

O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou este sábado que foi "agilizada a cooperação policial internacional" para a captura dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.

Último transporte de helicópteros cedidos por Portugal segue para Kiev

O último transporte dos seis helicópteros Kamov doados por Portugal à Ucrânia seguiu sexta-feira para Kiev, “após um longo período de incerteza e de negociações”, anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).