Startups do Porto somam mais de 6,4 mil milhões de euros de valor associado

Startups do Porto somam mais de 6,4 mil milhões de euros de valor associado
Foto: Miguel Nogueira | CM Porto
| Porto
Porto Canal

As startups do Porto alcançaram mais de 6,4 mil milhões de euros (6,9 mil milhões de dólares) em valor do ecossistema, entre 1 de julho de 2021 a 31 de dezembro de 2023.

A informação é avançada pelo Global Startup Ecosystem Report (GSER) 2024, da Startup Genome lançado esta segunda-feira, na London Tech Week.

Dados que catapultam a cidade do Porto no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes.

Os números revelados representam um crescimento anual de 53% do valor do ecossistema tecnológico do Porto, em comparação com o período de 1 de julho de 2019 a 31 de dezembro de 2021.

"Face ao expressivo crescimento desta medida de impacto económico (calculada através do valor das exits e de avaliações das startups), a cidade do Porto escala mais de 30 posições e conquista, pela primeira vez, um lugar no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes", frisa o município portuense. 

Esta subida "evidencia o notável progresso do Porto no último ano", sublinha o comunicado da Startup Genome, que envolveu a Global Entrepreneurship Network no ranking.

O Relatório Global de Ecossistemas de Startups da Startup Genome é elaborado por um consórcio de representantes de mais de 40 países e analisa o estado atual da atividade de startups e respetivo investimento.

+ notícias: Porto

Matosinhos espera lançamento do concurso da linha de São Mamede em novembro de 2025

A Câmara de Matosinhos informou esta sexta-feira que o consórcio responsável pelo estudo da nova linha de São Mamede e a Metro do Porto asseguraram que o concurso para a conceção e construção pode ser lançado em novembro de 2025.

Pedonalizada Rua de S. João no Porto terá barreiras para evitar estacionamento abusivo

A Rua de São João, no Porto, recentemente intervencionada com vista à sua pedonalização, verá instalada "nos próximos meses" barreiras para evitar o estacionamento automóvel, disse à Lusa o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Autocarros antigos da STCP ganham nova vida em África

Com o processo de renovação da frota de autocarros, a STCP previa demolir alguns dos veículos a diesel mais antigos. Mas pelo menos 21 destas viaturas tomam outro rumo e seguem a caminho da Guiné-Bissau, em África, onde os autocarros vão continuar a servir as populações locais. Esta sexta-feira, a STCP enviou a segunda remessa, com mais cinco autocarros a bordo de um barco, prevendo-se que daqui a 15 dias cheguem ao país africano. A última tranche, com dez autocarros, deverá ser enviada em janeiro de 2024.