Startups do Porto somam mais de 6,4 mil milhões de euros de valor associado
Porto Canal
As startups do Porto alcançaram mais de 6,4 mil milhões de euros (6,9 mil milhões de dólares) em valor do ecossistema, entre 1 de julho de 2021 a 31 de dezembro de 2023.
A informação é avançada pelo Global Startup Ecosystem Report (GSER) 2024, da Startup Genome lançado esta segunda-feira, na London Tech Week.
Dados que catapultam a cidade do Porto no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes.
Os números revelados representam um crescimento anual de 53% do valor do ecossistema tecnológico do Porto, em comparação com o período de 1 de julho de 2019 a 31 de dezembro de 2021.
"Face ao expressivo crescimento desta medida de impacto económico (calculada através do valor das exits e de avaliações das startups), a cidade do Porto escala mais de 30 posições e conquista, pela primeira vez, um lugar no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes", frisa o município portuense.
Esta subida "evidencia o notável progresso do Porto no último ano", sublinha o comunicado da Startup Genome, que envolveu a Global Entrepreneurship Network no ranking.
O Relatório Global de Ecossistemas de Startups da Startup Genome é elaborado por um consórcio de representantes de mais de 40 países e analisa o estado atual da atividade de startups e respetivo investimento.