Europeias. Primeiras projeções apontam para empate técnico entre PS e AD
Porto Canal
As primeiras projeções apontam para uma empate técnico entre o Partido Socialista e a Aliança Democrática (AD). O Partido Socialista, que apresentou a antiga ministra da Saúde Marta Temido como cabeça de lista, deverá conseguir entre 28% a 34% dos votos. A porcentagem de votos da Aliança Democrática (AD), com Sebastião Bugalho como cabeça de lista, também rondará valores próximos, entre os 28% e os 33%.
De acordo com a projeção de resultados da Universidade Católica para a RTP, os dois partidos deverão conseguir eleger entre um mínimo de seis mandatos e um máximo de oito mandatos.
As primeiras projeções indicam ainda que a Iniciativa Liberal e o Chega deverão conseguir entre 8% e 12% dos votos, podendo eleger entre dois a três eurodeputados. Os dois partidos vão disputar pelo terceiro lugar.
Recorde-se que nas últimas Eleições Legislativas o Chega conseguiu 18,07% dos votos dos portugueses, contra os 4,94% da Iniciativa Liberal.
As eleições para o Parlamento Europeu registaram este domingo em território nacional uma taxa de abstenção de 63,6%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Para este ato eleitoral estavam recenseados um total de 10.819.317 cidadãos nacionais e 11.255 cidadãos estrangeiros, que perfazem um total de 10.830.572 de eleitores inscritos.