Braga na corrida a Capital Verde Europeia em 2026
Porto Canal
A cidade de Braga concorre ao título de Capital Verde Europeia em 2026 entre as nove cidades com mais de cem mil habitantes, seleccionadas para o galardão atribuído pela Comissão Europeia.
“O objectivo para esta candidatura passa por valorizar os esforços alcançados pelo Município e pelos cidadãos em áreas como a eficiência energética, as áreas verdes, os serviços ambientais, a mobilidade sustentável e a qualidade de vida”, explicou o Altino Bessa, vereador do Ambiente, no comunicado
Com o mote “Tudo se reduz à natureza", a candidatura inclui temas como Qualidade do ar; Água; Biodiversidade, zonas verdes e utilização sustentável do solo; Resíduos e economia circular; Ruído, Mitigação e Adaptação às alterações climáticas sendo eles indicadores e boas práticas da Cidade.
Segundo o comunicado Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta candidatura “é um desafio à participação e envolvimento de todos os Bracarenses na construção da sustentabilidade ambiental e reflete qualidade do trabalho e compromisso contínuo em promover práticas sustentáveis e inovadoras para um futuro mais verde e saudável para todos”.
Para além de Braga, na lista também faz parte a cidade de Guimarães que se destaca pelos padrões de sustentabilidade ambiental, social e económica.
As três cidades finalistas vão ser anunciadas em Julho. A cidade vencedora recebe um prémio financeiro no valor de 600 mil euros e irá suceder a Valência, actual Capital Verde Europeia, e a Vilnius, na Lituânia, já eleita para o ano de 2025.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, destacou a importância desta nomeação para a Cidade, sublinhando que “só o facto de Braga constar nesta lista é motivo de orgulho e a demonstração de que estamos no caminho certo no trabalho que tem sido feito por todos.
Esta candidatura assenta também na criação de uma nova plataforma - Braga Green AI - Centro de Sustentabilidade Inteligente (BGAi), que representa uma abordagem inovadora à gestão ambiental urbana.
A plataforma que faz parte também de uma das medidas da candidatura vai desenvolver uma base de dados ambientais a partir de várias fontes e o modelo de inteligência artificial será treinado com conjuntos de dados específicos de Braga
De entre outra restantes cidades na corrida ao título europeu estão presentes Brasov (Roménia), Córdoba (Espanha), Heilbronn (Alemanha), Klagenfurt on Lake Wörthersee (Austria), Linz (Austria), Riga (Letónia) e Rybnik (Polónia).
Até ao momento, Lisboa foi a única cidade portuguesa a arrecadar o galardão, no ano de 2020.