Vinho, música e gastronomia. Guarda Wine Fest regressa em julho

Vinho, música e gastronomia. Guarda Wine Fest regressa em julho
Município da Guarda
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Guarda Wine Fest vai juntar durante três dias 50 produtores da Beira Interior, do Dão e do Douro, associando vinho, gastronomia e música à promoção do território.

O evento de verão, que volta a ter como palco a Alameda de Santo André, na Guarda, realiza-se de 12 a 14 de julho e terá como convidada a região da Bairrada.

Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, este festival de vinho é uma iniciativa diferenciadora, importante para promover o território e o turismo e também para dinamizar a economia local.

O autarca apontou que apesar de já se realizarem eventos idênticos noutras zonas do país, o Guarda Wine Fest tem uma abrangência única.

O evento, disse, contribui também para “afirmar a capitalidade da Guarda” e deve ser motivo de orgulho sempre que a cidade “é bem falada”.

Sérgio Costa defendeu que a Guarda, sendo capital de distrito e sede da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, tem uma responsabilidade acrescida na dinamização de iniciativas desta dimensão.

O Guarda Wine Fest, que se realiza pela terceira vez, é organizado pela Câmara da Guarda e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

O programa inclui provas de vinho, ‘showcookings’, conversas dinamizadas por especialistas, espaços de restauração e momentos musicais. O evento conta com espetáculos do Guarda in Jazz e haverá também uma Wine Party.

Na apresentação, que decorreu no local onde se irá realizar o festival, o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós considerou que o evento que vai na terceira edição está consolidado.

“É já uma referência regional, nacional e até transfronteiriça, tendo em conta que já vem muita gente de Espanha neste fim de semana visitar-nos”, apontou.

O dirigente explicou que a decisão de convidar a região da Bairrada para o evento “foi um passo natural”, até porque sendo um evento de verão o espumante que marca a produção vitivinícola daquela zona “é uma bebida de calor”.

Na mesma sessão, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Gilberto Igrejas, declarou ser “um privilégio estar associado” ao Guarda Wine Fest, considerando ser uma boa combinação.

“É uma parceria perfeita, porque podemos estar neste espaço a usufruir de três dias de convívio e ao mesmo tempo perceber aquilo que os nossos agentes económicos fazem de melhor na região”, sustentou.

Já o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, António Mendes, salientou a importância da vinicultura para territórios de baixa densidade e da cooperação entre as várias entidades.

“Esta cooperação dá-nos mais força a todos e mais visibilidade. Cooperar entre as várias comissões é sempre muito importante”, reforçou o dirigente.

O Guarda Wine Fest abre as portas no dia 12 de julho às 18:00 e nos dois dias seguintes às 17:00. O evento encerra nos dois primeiros dias às 00:00 e no último às 22:00.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.