Escola Básica dos Correios no Porto reabre em setembro após obras de requalificação
Porto Canal/Agências
A Escola Básica dos Correios, na freguesia de Ramalde, no Porto, reabre a 01 de setembro depois de um ano e meio encerrada para obras de requalificação de 1,3 milhões de euros, foi esta quarta-feira revelado.
Em resposta à Lusa, a Câmara do Porto afirmou que, "como previsto", a empreitada terminou no dia 02 de junho e que estão, neste momento, a ser "ultimadas algumas vistorias".
Encerrada desde dezembro de 2022, a Escola Básica dos Correios reabre a 01 de setembro e terá capacidade para acolher 194 alunos, 50 no pré-escolar (duas turmas) e 144 no 1.º ciclo do ensino básico (seis turmas).
Segundo o município, decorre ainda o processo de matrículas, não sendo possível indicar quantos alunos em concreto vão frequentar a escola no próximo ano letivo.
A obra é aguardada desde 2021, ano em que o projeto de reabilitação foi apresentado à comunidade escolar.
Depois disso, o município lançou três concursos para a contratação da empreitada, sendo que os dois primeiros não foram adjudicados, um por falta de concorrentes e outro porque o candidato não tinha cumprido os requisitos legais exigidos em fase de habilitação.
A requalificação da escola acabou por ser adjudicada à CERVIMAT Engenharia e Construção, Lda por 1,39 milhões de euros mais IVA, e arrancou a 18 de abril de 2023.
Os alunos foram transferidos em 03 de janeiro para a Escola Básica António Aroso, na freguesia de Aldoar.
De acordo com a autarquia, a empreitada incluiu a "reabilitação parcial das peças estruturais na cobertura do edifício existente, a substituição da estrutura secundária em madeira, bem como do revestimento cerâmico".
A escola foi ampliada através da introdução de um novo volume, que acomoda no piso térreo uma portaria, zona de receção de alunos coberta, com acesso ao novo edifício e ao existente, uma sala polivalente, instalações sanitárias, zona de vestiário e balneário e, no primeiro piso, uma biblioteca.
No espaço de recreio foram introduzidos bancos, mesas, papeleiras, bebedouros, um novo parque infantil contínuo à sala do jardim-de-infância e jogos para os alunos do 1.º ciclo, enquanto o pavimento foi substituído e a vedação revista.
O espaço alpendrado no edifício já existente foi também ampliado e tem portas para o exterior a partir dos recreios cobertos, garantindo "a ligação interior entre as duas alas da escola".
Todas as salas de aula foram requalificadas e as salas do jardim-de-infância dotadas de novas instalações sanitárias.
