Fortalezas de Valença e de Almeida são candidatas a Património Mundial da UNESCO

Fortalezas de Valença e de Almeida são candidatas a Património Mundial da UNESCO
| Norte
Porto Canal

Mais de uma década depois do início do processo, o Município de Valença, juntamente com os Municípios de Almeida e Marvão, formalizaram o ato de entrega do Dossier de Candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial da UNESCO, no Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida.

“Este ato contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença (Viana do Castelo), José Manuel Carpinteira, dos presidentes dos Município de Almeida (Guarda) e Marvão (Portalegre), António Machado e António Vitorino, respetivamente, do Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Embaixador José Moraes Cabral, da Vice-Presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira, do coordenador da candidatura, Professor João Campos, do Presidente da Association Vauban, Alain Monferrand e demais técnicos destes três municípios, envolvidos na candidatura”, sublinha o município valenciano.

Na ótica de José Manuel Carpinteira “a classificação das Fortalezas Abaluartadas da Raia como Património Mundial da UNESCO, que tanto ambicionamos, será decisiva para a sua preservação, valorização e projeção turística, nos mercados nacional e internacional. De igual modo, contribuirá para melhorar a experiência dos turistas e visitantes que nos escolhem como destino, dando-lhes a conhecer a nossa história”.

É esperado que a proposta de classificação pela UNESCO seja entregue em Paris, em 2025, para uma avaliação prévia pelo grupo de peritos internacionais e posteriormente avançar para a avaliação do Comité Internacional.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.