Câmara do Porto rejeita criação de ‘Plano Municipal para a Integração de Migrantes’

Câmara do Porto rejeita criação de ‘Plano Municipal para a Integração de Migrantes’
| Porto
Ana Francisca Gomes

O executivo municipal do Porto, reunido na manhã desta segunda-feira, rejeitou a criação de um Plano Municipal para a Integração de Migrantes. A proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda mereceu os votos desfavoráveis dos vereadores eleitos pelo movimento de Rui Moreira, que consideram tratar-se de uma competência da AIMA - Agência para a Integração Migrações e Asilo.

O vereador Fernando Paulo, que acumula os pelouros da Educação e da Coesão Social, lembrou que o município tem uma “estratégia integrada para as imigrantes na cidade”, mas que não pode substituir aquelas que são as responsabilidades do Governo.

Em concordância, Rui Moreira acrescentou ainda que vários imigrantes no Porto não têm conseguido “qualquer tipo de resposta” da AIMA, o que considera ser “a maior forma de violar direitos humanos”.

O presidente da autarquia revelou ainda que a AIMA chegou a solicitar que fosse o município “a contratar recursos humanos para a agência”.

A falta de recursos humanos com que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) se debate desde que foi criada vai agravar-se com os pedidos de saída de uma centena de funcionários, avançou o jornal Expresso. Segundo o semanário, que cita um relatório da agência sobre a recuperação das pendências do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), elaborado em maio, o novo organismo iniciou funções em outubro de 2023 com apenas 714 funcionários — 41% do contingente dos organismos extintos que estaria à disposição.

Notícia em atualização 

+ notícias: Porto

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 00h00 devido a agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, vai ser cortada à meia-noite devido às previsões de agravamento do estado do tempo e de forte agitação marítima.

Linha Rosa do Metro do Porto estará operacional até março de 2027

A Linha Rosa do Metro do Porto, que ligará São Bento à Casa da Música, estará operacional até março de 2027, apesar de a empreitada ser concluída ainda este ano, anunciou, esta terça-feira, o presidente da empresa, Emídio Gomes.

Alojamento ilegal que terá albergado dezenas de imigrantes selado no centro do Porto

A Polícia Municipal do Porto selou esta quarta-feira, no centro da cidade, um alojamento ilegal de dois pisos que terá albergado, ilegalmente, cerca de 50 imigrantes, uma ação relacionada com questões de dignidade humana, disse o presidente da Câmara.