Força Aérea divulga informações sobre vítima mortal na colisão do acidente aéreo em Beja

Força Aérea divulga informações sobre vítima mortal na colisão do acidente aéreo em Beja
| País
Porto Canal / Agências

A vítima mortal do acidente com duas aeronaves ocorrido este domingo durante o festival Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, é um piloto de nacionalidade espanhola que pertencia à patrulha Yakstars, informou a Força Aérea.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Força Aérea indicou que o acidente ocorreu às 16h05, durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars, constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda”, pode ler-se no comunicado.

Segundo este ramo das Forças Armadas, devido ao acidente o evento foi imediatamente interrompido.

A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipa de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.

“Aos comandos de seis aeronaves Warbird Yak52s, exibem-se com combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes, passagens de alta velocidade e cruzamentos de tirar o fôlego”, é referido no ‘site’.

Considerada “a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo”, a Yakstars tem como bases Casarrubios, perto de Madrid, Espanha, e Ponte de Sor, Portugal.

Imagens do acidente divulgadas pela estação de televisão CMTV mostram uma das aeronaves de um grupo de seis a cair na vertical e a despenhar-se causando uma forte explosão, enquanto outra atinge o solo na horizontal.

Uma fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa que o organismo já fez deslocar uma equipa para a Base Aérea N.º 11, de Beja.

“O GPIAAFF está a articular-se com a Força Aérea no que diz respeito às atividades de investigação”, visto que o festival em que ocorreu o acidente “é organizado e tem espaço aéreo controlado” por este ramo das Forças Armadas, acrescentou.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.