As imagens do novo viaduto que já “faz sombra” na A28
Porto Canal
O novo viaduto em Matosinhos que “deslizou” sobre a A28 na madrugada deste sábado e que obrigou ao corte da autoestrada já está a mudar a vista dos milhares de automobilistas que por lá passam nas viagens diárias.
Ver esta publicação no Instagram
A colocação do viaduto é uma solução “mitigadora”, refere a Luísa Salgueiro, presidente da Câmara da Matosinhos, de um conjunto de intervenções que o município tem planeado para aliviar o trânsito na rotunda AEP.
No local do lançamento, nesta madrugada, Luísa Salgueiro afirmava ao Porto Canal que “este deveria ter sido um investimento das Infraestruturas de Portugal, devia ter sido um investimento que vá para além das responsabilidades da Câmara de Matosinhos, mas a Câmara de Matosinhos felizmente tem uma boa situação financeira”.
A empreitada engloba a realização de um novo arruamento com cerca de 500 metros, uma passagem superior sobre a A28, com cerca de 400 toneladas, com cerca de 42 metros de vão e a demolição/reposição da bancada do topo norte do Estádio do Mar.
O novo arruamento inicia-se junto à EB Estádio do Mar, serve a entrada do topo norte do Estádio do Mar e o Pavilhão dos Desportos, com a consequente reformulação da zona de parqueamento, e termina numa nova rotunda na ligação com a Rua da Barranha.
O viaduto, com um custo de cinco milhões de euros, foi aumentando de valor devido aos aumentos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, bem como devido a trabalhos complementares, apontava a presidente da Câmara de Matosinhos em fevereiro deste ano.