Logótipo polémico retirado pelo novo Governo ganhou prémio nacional de design

Logótipo polémico retirado pelo novo Governo ganhou prémio nacional de design
Eduardo Aires Studio
| Política
Porto Canal

O símbolo da República Portuguesa, criado durante o governo de António Costa, gerou polémica pela simplificação da imagem e pelo custo de 74 mil euros. Posteriormente, foi retirado por Montenegro mal assumiu funções. Agora, o trabalho foi considerado o melhor projeto de branding em Portugal em 2023.

Logo após a posse do novo primeiro-ministro Luís Montenegro e dos seus 17 ministros, o logótipo criado pelo governo anterior foi substituído pelo antigo. O novo design, que excluía a esfera armilar, as quinas e os castelos, foi criticado pela sua simplicidade e pelo custo.

Luís Montenegro, antes de ser primeiro-ministro, prometeu recuperar os símbolos tradicionais da bandeira de Portugal. "Não sacrificamos as nossas referências históricas e identitárias para parecer mais sofisticados", afirmou. A promessa foi cumprida, gerando reações diversas.

Mas a história ganha agora um novo capítulo, com o trabalho do designer Eduardo Aires a ser premiado com o Ouro na categoria de Branding pelo Clube de Criativos de Portugal. O projeto, feito para o XXIII Governo de Portugal, foi elogiado pela sua adaptação ao ambiente digital e à versatilidade em várias plataformas, incluindo as redes sociais do Governo.

Na categoria de publicidade, o Ouro foi para um anúncio da IKEA que promovia uma estante com o slogan "Boa para guardar livros ou 75.800 euros", referindo-se à operação "Influencer" que levou à demissão do primeiro-ministro António Costa.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.