Museu Judaico anuncia filme "As 2000 Crianças Judias Exiladas" no Porto

Museu Judaico anuncia filme "As 2000 Crianças Judias Exiladas" no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O filme "As 2000 Crianças Judias Exiladas", um projeto da Comunidade Israelita do Porto (CIP), foi esta sexta-feira anunciado no Museu Judaico do Porto, devendo a estreia ocorrer ainda em 2024, refere o comunicado dos promotores do evento.

O novo projeto da CIP recua até 1493, data em que cerca de 2.000 crianças judias foram arrancadas dos seus pais, convertidas ao catolicismo e enviadas para a ilha de São Tomé, numa viagem marítima perigosa de mais de um mês. Os pais, refugiados da expulsão judaica de Espanha, não puderam pagar o tributo exigido pelo rei de Portugal, tornando-se assim propriedade da Coroa, lê-se no comunicado de imprensa.

O Museu Judaico do Porto, que possui diversas salas dedicadas à história dos judeus, tanto globalmente como em Portugal, dedica uma atenção especial ao período inquisitorial, tendo assinalado a implantação da Inquisição em Portugal com o objetivo de “educar e sensibilizar as gerações mais jovens sobre este período histórico crucial e os seus efeitos duradouros”, prossegue a nota de imprensa.

Quando assinalou a implantação da Inquisição em Portugal, no cinema do Museu foi exibido o mais recente filme produzido pela CIP, "1506 – O Genocídio de Lisboa", lançado em março, que já conta com mais de dois milhões de visualizações nos diferentes idiomas disponíveis.

+ notícias: Porto

Porto eleito distrito português com melhor sentido de humor

O Porto foi eleito o distrito português com os habitantes mais bem humorados, de acordo com dados recolhidos pela Preply. O estudo avaliou as regiões com as pessoas com melhor sentido de humor dentro e fora de Portugal, apurando também os temas que mais gargalhadas “arrancam” aos portugueses. Nandinha da Sé é um dos rostos que há muitos anos anima a rua de Santa Catarina e um exemplo do bom humor portuense.

Porto avança com plano para integrar migrantes, três semanas após ter chumbado proposta

A Câmara Municipal do Porto vai avançar com a criação de um Plano Municipal para a Integração de Migrantes. O anúncio surge semanas depois de uma proposta para a criação de um plano, apresentada pelo Bloco de Esquerda, ter sido chumbada pelos vereadores do movimento de Rui Moreira.

Radar de velocidade na VCI desde 2022 só agora vai entrar em funcionamento

Em novembro de 2022 o Porto Canal noticiou em primeira mão a instalação na A20, ao quilómetro 9.8, de um radar de velocidade cujo funcionamento nunca foi confirmado pela Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária. Esta terça-feira, um ano e oito meses depois, a ANSR anunciou que o equipamento vai passar a estar ativo a partir de 6 de julho.