Museu Judaico anuncia filme "As 2000 Crianças Judias Exiladas" no Porto

Museu Judaico anuncia filme "As 2000 Crianças Judias Exiladas" no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O filme "As 2000 Crianças Judias Exiladas", um projeto da Comunidade Israelita do Porto (CIP), foi esta sexta-feira anunciado no Museu Judaico do Porto, devendo a estreia ocorrer ainda em 2024, refere o comunicado dos promotores do evento.

O novo projeto da CIP recua até 1493, data em que cerca de 2.000 crianças judias foram arrancadas dos seus pais, convertidas ao catolicismo e enviadas para a ilha de São Tomé, numa viagem marítima perigosa de mais de um mês. Os pais, refugiados da expulsão judaica de Espanha, não puderam pagar o tributo exigido pelo rei de Portugal, tornando-se assim propriedade da Coroa, lê-se no comunicado de imprensa.

O Museu Judaico do Porto, que possui diversas salas dedicadas à história dos judeus, tanto globalmente como em Portugal, dedica uma atenção especial ao período inquisitorial, tendo assinalado a implantação da Inquisição em Portugal com o objetivo de “educar e sensibilizar as gerações mais jovens sobre este período histórico crucial e os seus efeitos duradouros”, prossegue a nota de imprensa.

Quando assinalou a implantação da Inquisição em Portugal, no cinema do Museu foi exibido o mais recente filme produzido pela CIP, "1506 – O Genocídio de Lisboa", lançado em março, que já conta com mais de dois milhões de visualizações nos diferentes idiomas disponíveis.

+ notícias: Porto

Chuva está de regresso e coloca Porto sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este domingo os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo na segunda-feira devido à chuva, que poderá ser forte.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.