Obras do Metrobus provocam novos constrangimentos na Avenida da Boavista na próxima semana

Obras do Metrobus provocam novos constrangimentos na Avenida da Boavista na próxima semana
| Porto
Porto Canal/Agências

A obra de construção do ‘metrobus’ no Porto vai obrigar a constrangimentos noturnos na Avenida da Boavista na próxima semana, para trabalhos de fresagem, pavimentação do piso e colocação de sinalização horizontal, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, a empresa Metro do Porto esclarece que, de segunda-feira ao dia 30, no traçado da Avenida da Boavista entre as ruas de Azevedo Coutinho e de António Cardoso haverá mudança do trânsito rodoviário descendente para o lado sul, que, por seu turno, fica com apenas uma via ativa por sentido.

Além disto, ficam vedados os acessos da Boavista às ruas do Tenente Valadim e d’O Primeiro de Janeiro, bem como da Rua de Pedro Hispano à Boavista, sendo também cortado o cruzamento desta com a Rua de Azevedo Coutinho.

Esta intervenção acontece entre segunda e quarta-feira.

Numa última fase, que ocorre nos dias 29 e 30, no troço entre as ruas de Azevedo Coutinho e de António Bessa Leite, o trânsito ascendente é desviado para a parte norte da Avenida da Boavista, ficando somente uma via de circulação percorrível em cada sentido.

Em simultâneo, os acessos à Boavista pela Rua de Bessa Leite e à Rua de João Grave através da mesma avenida ficam impedidos durante as 21h00 e as 07h00, período em que as obras decorrerão.

Segundo a empresa, também no percurso entre as ruas do Grijó e de António Bessa Leite se vão verificar algumas afetações na via, pelo que o trânsito é igualmente mudado para o lado norte da Boavista, mantendo-se uma faixa de circulação por sentido.

Neste caso, porém, vai ser necessário efetuar o corte do cruzamento com a Rua do Grijó e no acesso às ruas de Dominguez Alvarez e de João Grave.

O Bus Rapid Transit (BRT, vulgo 'metrobus' do Porto) será um autocarro a hidrogénio verde que circulará em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa, com serviço operado pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

O novo serviço da Metro do Porto ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) este ano.

+ notícias: Porto

Nova atualização no número de feridos no derrame de ácido no Porto

O derrame de um químico num laboratório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, no Porto, causou esta sexta-feira um ferido grave e quatro ligeiros, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Parte do edifício do Instituto Ricardo Jorge evacuado após derrame de ácido nítrico

O derrame de “um recipiente com ácido nítrico” no quinto piso do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, no Porto, que causou esta sexta-feira um ferido grave e quatro ligeiros, obrigou à evacuação de parte do edifício.

Feirantes vão continuar a vender na Ribeira, garante Câmara do Porto e APDL

Os presidentes da Câmara do Porto e da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garantiram que os vendedores vão continuar na Ribeira do Porto, depois de um desentendimento entre estas duas entidades.