É de Guimarães e tem restaurante em Fafe. Eis o novo 'Chefe do Ano'

É de Guimarães e tem restaurante em Fafe. Eis o novo 'Chefe do Ano'
| Norte
Porto Canal

Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, em Fafe, venceu a 35.ª edição do maior e mais antigo concurso nacional de cozinha, após ser distinguido como o Chefe do Ano 2024, numa premiação que decorreu esta quarta-feira no Centro Multiusos de Lamego.

 

O cozinheiro, de 33 anos, natural de Guimarães, apresentou ao júri um menu composto por Sopa de Pescada (Entrada), Canelone de repolho e arroz de forno de cogumelos (Prato Vegetariano), Jardineira de vitela e vazia de vaca (Prato de Carne) e Inspiração de tarte de maçã assada de Alcobaça (Sobremesa).

O vencedor derrotou na final Francisca Dias, da Casa do Gadanha, em Estremoz; João Costa, do Euskalduna Studio, no Porto; Jorge Bolito, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; Mário Santos, do Rossio Gastrobar – Altis Avenida, em Lisboa; e Pedro Dias, do Culto ao Bacalhau, no Porto.

"Ganhar este concurso é uma emoção muito grande! Ver o meu trabalho reconhecido é incrível, afinal este era um objetivo pessoal e profissional. Desde que comecei a estudar que acompanhei o concurso e agora chegar a vencedor é inexplicável. Fiz um menu com produtos que adoro e com os quais trabalho diariamente - tudo o que fiz foi tentar respeitá-los ao máximo", frisou o vimaranense. 

Diogo Novais Pereira iniciou o seu percurso a estagiar no DOP, no Porto, e no El Club Allard, em Madrid. De regresso a Portugal, o cozinheiro assumiu a chefia do restaurante Casa Torta, em Guimarães. Em 2015 mudou-se para o restaurante Oficina, no Porto. Quatro anos depois, em 2019, tornou-se Chefe Executivo do My Story Hotel Rossio, em Lisboa, tendo mais recentemente, regressado a Fafe.

O júri foi presidido por António Bóia (JNcQUOI) e constituído por Andreia Moutinho (EHTP), António Loureiro (CCA2014; A Cozinha, uma estrela Michelin), Louis Anjos (CCA2012; Al Sud, uma estrela Michelin), Luís Gaspar (CCA2017; Sala de Corte, Pica-Pau e Brilhante) e Paulo Pinto (Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal). Jeferson Dias, o número dois de Louis Anjos no Al Sud e vencedor da edição passada, foi jurado observador.

+ notícias: Norte

Tempo vai mudar. Descida de temperatura e chuva de regresso

“Instabilidade meteorológica”. É assim que o Meteored, uma das maiores plataformas de informação meteorológica a nível mundial, define os próximos dias na região Norte, com episódios de chuva e variações de temperatura que vão marcar o arranque da época balnear.

Duas irmãs detidas por suspeitas de introduzirem droga na cadeia de Braga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve duas irmãs suspeitas de introduzirem droga no Estabelecimento Prisional de Braga (EPB), durante as visitas aos seus companheiros, anunciou hoje aquela força.

Urgência de pediatria do hospital de Chaves fechada este fim-de-semana

O Ministério da Saúde publicou esta sexta-feira no portal do Serviço Nacional de Saúde o mapa das escalas de urgências até à próxima quinta-feira, que prevê o fecho de vários serviços em Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte.