FC Porto: 25 anos no Olimpo da conquista do Penta

FC Porto: 25 anos no Olimpo da conquista do Penta
| Desporto
Porto Canal

Passou um quarto de século e não há rival que ouse subir ao Olimpo do futebol português, onde o FC Porto chegou em 1999 com a conquista do Pentacampeonato. As contas deste feito histórico ficaram fechadas a 22 de maio de 1999, com um empate no Estádio de Alvalade, frente ao Sporting (1-1), na penúltima jornada.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Foram 130 vitórias em 170 jogos e perto de quatrocentos golos marcados (397) ao longo de cinco anos. A história começou a 21 de agosto de 1994 e prolongou-se até 22 de maio de 1999.

O saudoso Rui Filipe foi o autor do primeiro golo do FC Porto neste inesquecível ciclo, inaugurando a contagem na receção ao Sporting de Braga, a 21 de agosto de 1994. Kostadinov fixou o resultado final (2-0). O último jogo das épocas do Penta foi igualmente no Estádio das Antas, frente ao Estrela da Amadora, repetindo-se o desfecho (2-0). Drulovic marcou o primeiro e Mário Jardel fechou as contas, a 30 de maio de 1999.

Bobby Robson, António Oliveira e Fernando Santos. Três treinadores e 68 jogadores contribuíram para um ciclo dourado do FC Porto no campeonato nacional. Jorge Costa, Paulinho Santos, Rui Barros, António Folha, Aloísio e Drulovic formaram um grupo especial: disputaram todas as épocas do Penta.

Aloísio, defesa-central com uma classe ímpar, foi o jogador mais utilizado no ciclo do Penta, disputando 149 jogos. O pódio fica completo com Drulovic (146) e Paulinho Santos (132).

Em cinco temporadas, o FC Porto defrontou 25 adversários no campeonato nacional, disputado nessa altura – como agora – por 18 equipas, com um registo completo de 130 vitórias, 26 empates e apenas 14 derrotas. A principal vítima dos Dragões foi o Farense, que perdeu os dez jogos realizados contra a equipa portista. No plano oposto surge o Estrela da Amadora. O FC Porto venceu apenas quatro dos dez jogos (cinco empates e uma derrota) frente aos homens da Reboleira, orientados durante quatro temporadas por Fernando Santos. O técnico chegou ao clube portista no início da época 1998/99 e ficou conhecido como o Engenheiro do Penta.

 

Os 68 jogadores utilizados nos anos do Penta: Vítor Baía, Emerson, Aloísio, João Pinto, Paulinho Santos, Secretário, José Carlos, Domingos, Kulkov, Folha, Rui Barros, Yuran, Drulovic, Rui Jorge, Jorge Costa, Latapy, Jorge Couto, Baroni, Bandeirinha, António André, Kostadinov, Semedo, Cândido, Rui Filipe, Jaime Magalhães, Vítor Nóvoa, Edmilson, Lipcsei, João Manuel Pinto, Bino, Quinzinho, Lars Eriksson, Matias, Mielcarski, Silvino, Jorge Silva, Jardel, Zahovic, Sérgio Conceição, Barroso, Artur, Fernando Mendes, Hilário, Wozniak, Wetl, Lula, Buturovic, Costa, Rui Óscar, Alejandro Díaz, Rui Correia, Capucho, Doriva, Chippo, Gaspar, Kenedy, Neves, Costinha, Peixe, Chainho, Esquerdinha, Kralj, Deco, Panduru, Nélson, Ricardo Carvalho, Féher e Carlos Manuel.

 

+ notícias: Desporto

Euro2024. Espanha faz uno, dos, tres e bate Croácia na abertura do grupo B

A Espanha venceu a Croácia por 3-0, com três golos na primeira parte, em encontro da jornada inaugural do Grupo B do Campeonato da Europa de futebol de 2024, disputado no Estádio Olímpico de Berlim.

FC Porto (Sub-17): Regresso a casa e às vitórias

FC Porto bateu o Casa Pia (3-0) em jogo em atraso da 6.ª jornada da fase de Apuramento do Campeão do Nacional de Juniores B.

Euro2024. Albânia de disparo rápido cai perante campeã europeia

A Itália iniciou a defesa do título com um triunfo por 2-1 face à Albânia, com reviravolta, no segundo encontro do Grupo B do Campeonato da Europa de futebol de 2004, em Dortmund, na Alemanha.