Associação de Municípios aprova relatório e contas de 2023 por unanimidade
Porto Canal/Agências
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) aprovou esta terça-feira, por unanimidade, o relatório e contas referente a 2023, que revela a boa gestão financeira desta entidade, de acordo com a presidente da organização.
“O documento foi aprovado por unanimidade. Executámos, em 2023, cerca de dois milhões de euros e tivemos um superavit de perto de 200 mil euros”, revelou Luísa Salgueiro.
No final de uma reunião do conselho geral da ANMP, que decorreu ao longo de toda a tarde em Coimbra, a também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos indicou que a situação financeira da ANMP “está muito tranquila”.
“Nesse ponto de vista, não há nenhuma preocupação para a Associação”, referiu, acrescentando que para tal contribuiu a realização do Congresso Nacional, que decorreu em setembro de 2023 e "trouxe mais receitas".
De acordo com a autarca, o conselho geral desta terça-feira trouxe também para a mesa do debate as questões da descentralização de competências e ainda da habitação.
À agência Lusa, Luísa Salgueiro revelou que, em matéria de habitação, a ANMP recebeu na segunda-feira uma proposta em mão do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que participou nas celebrações dos 40 anos da Associação de Municípios.
“O senhor ministro [Manuel Castro Almeida] entregou-nos ontem [segunda-feira] uma proposta de termo de responsabilidade que estamos a analisar, para depois dar a nossa opinião relativamente a essa proposta”, indicou.
De acordo com a autarca, nos próximos dias, a ANMP tomará posição sobre esta matéria.