Estudantes barricam-se na Faculdade de Ciências do Porto com recurso a cadeiras

Estudantes barricam-se na Faculdade de Ciências do Porto com recurso a cadeiras
Fotografia: Estudantes do Porto em Defesa da Palestina
| Porto
Porto Canal com Lusa

Os estudantes pró-Palestina que esta segunda-feira invadiram um edifício da Faculdade de Ciências do Porto (FCUP) barricaram-se dentro de uma sala da faculdade com cadeiras a tapar a porta.

Os manifestantes estavam concentrados na FCUP desde o início da tarde, e acabaram mesmo por ocupar um dos edifícios pelas 20h00.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Por volta das 19h30, uma comitiva dos estudantes reuniu com Ana Cristina Freire, diretora da faculdade, para tentar um entendimento que levasse a UPorto a cortar relações com Israel, na sequência do conflito na Faixa de Gaza.

Minutos depois do porta-voz, Tomás Nery, ter comunicado por altifalante aos cerca de 100 estudantes reunidos, que a diretora lhes tinha dito “ponham-se a andar daqui”, os manifestantes avançaram para o interior da faculdade, cujo jardim ocupam desde quinta-feira.

Ainda segundo Tomás Nery, numa reunião que decorreu domingo com a diretora, os manifestantes foram informados que tinham de sair hoje até às 20h00, cenário que, perante os últimos desenvolvimentos, assegurou que vão recusar.

“Ninguém sai daqui” era o grito que se ouvia aquando da entrada no edifício, tendo sido colocada uma tarja numa das janelas visando os responsáveis da Universidade e Faculdade. “O Tribunal Penal Internacional já reconhece o extermínio na Palestina. Quando é que a diretora e o reitor o fazem?”, lê-se.

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Porto entre os três distritos onde as mulheres mais sofrem de violência

Os distritos com mais mulheres vítimas de crimes de violência em 2022 e 2023 são Lisboa, com 5.327 casos, Faro com 4.060 vítimas e o Porto com 3.270, segundo dados da Associação de Apoio à Vitima (APAV).

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.