Internet reage com ironia à queda de meteorito. “Vendo fragmento ainda quente”
Porto Canal
Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h45, por ter provocado um rasto de luz verde. As partilhas de registos do momento feitas ‘online’ foram muitas e há já quem brinque com a situação, ao tentar vender pedaços de pedra alegando tratar-se do meteoro.
Na madrugada deste domingo, a Proteção Civil acabaria por acionar meios para a zona de Castro Daire, distrito de Viseu, para dar resposta a uma "possível queda de meteorito". Ainda não se sabe, contudo, onde terá caído. Inês D´Ávila, gestora de projetos de Segurança e Transporte Espacial da Agência Espacial Portuguesa, afirmou à SIC que o meteorito terá caído no Oceano Atlântico.
Já o geofísico Rui Gonçalves afirmou ser ainda prematura dizer se caiu e onde. O professor do Instituto Politécnico de Tomar salientou, em declarações à agência Lusa, ser necessário “juntar mais dados” para conseguir calcular a trajetória.
O meteoro é um fenómeno normal em Portugal, apesar de raro desta dimensão, e habitualmente essas rochas vaporizam-se na atmosfera e “pode não ter caído nada inteiro de tamanho razoável”. A afirmação é feita pelo investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade de Coimbra Nuno Peixinho, segundo o qual “estes bólides”, devido à elevada velocidade a que se deslocam, podem dar a sensação de estarem a uma distância e, afinal, “não estarem assim tão perto” de onde é observado.
Ver esta publicação no Instagram
"o meteoro que volte prá galáxia dele" pic.twitter.com/uAOphu2kL0
— Insónias em Carvão (@insoniascarvao) May 19, 2024