Internet reage com ironia à queda de meteorito. “Vendo fragmento ainda quente”

Internet reage com ironia à queda de meteorito. “Vendo fragmento ainda quente”
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h45, por ter provocado um rasto de luz verde. As partilhas de registos do momento feitas ‘online’ foram muitas e há já quem brinque com a situação, ao tentar vender pedaços de pedra alegando tratar-se do meteoro.

Na madrugada deste domingo, a Proteção Civil acabaria por acionar meios para a zona de Castro Daire, distrito de Viseu, para dar resposta a uma "possível queda de meteorito". Ainda não se sabe, contudo, onde terá caído. Inês D´Ávila, gestora de projetos de Segurança e Transporte Espacial da Agência Espacial Portuguesa, afirmou à SIC que o meteorito terá caído no Oceano Atlântico.

Já o geofísico Rui Gonçalves afirmou ser ainda prematura dizer se caiu e onde. O professor do Instituto Politécnico de Tomar salientou, em declarações à agência Lusa, ser necessário “juntar mais dados” para conseguir calcular a trajetória.

O meteoro é um fenómeno normal em Portugal, apesar de raro desta dimensão, e habitualmente essas rochas vaporizam-se na atmosfera e “pode não ter caído nada inteiro de tamanho razoável”. A afirmação é feita pelo investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade de Coimbra Nuno Peixinho, segundo o qual “estes bólides”, devido à elevada velocidade a que se deslocam, podem dar a sensação de estarem a uma distância e, afinal, “não estarem assim tão perto” de onde é observado.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por 207 (@207_stcp_fans)

 

 

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.