FC Porto: Pódio fechado com um Dragão dominante. Crónica de jogo

FC Porto: Pódio fechado com um Dragão dominante. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu o SC Braga por 1-0, garantiu o terceiro lugar do campeonato e o acesso direto à Liga Europa.

O caminho direto para a Europa faz-se pelo Dragão. Na última jornada do campeonato, o FC Porto foi a Braga dominar durante 90 minutos e vencer por 1-0. Com este resultado, os portistas fecharam a edição 2023/24 da Liga na terceira posição, com 72 pontos, e garantiram o acesso direto à Liga Europa. Galeno assinou o único golo de uma equipa que vai agora centrar o foco no Jamor e na final da Taça de Portugal, agendada para as 17h15 do próximo domingo frente ao Sporting.

Com Vítor Bruno como principal figura no banco devido ao quinto amarelo na Liga visto por Sérgio Conceição frente ao Boavista e um onze sem alterações face ao dérbi da Invicta, o FC Porto começou dominante em Braga e a atacar predominantemente pela esquerda. Aos seis minutos, depois de uma combinação com Pepê, Evanilson testou mesmo os reflexos de Matheus.

Em quatro minutos, Victor Gómez viu dois cartões amarelos, foi expulso (12m) e o adversário baixou o bloco defensivo, concedendo menos espaço nas costas. Os Dragões, únicos intervenientes à procura do golo, tentavam encontrar terreno livre na retaguarda da defesa minhota com poucos toques, muita verticalidade e um Nico González a romper linhas e a entrar na área para confundir as marcações dos oponentes.

Alan Varela e Galeno visaram a baliza de Matheus nos últimos cinco minutos da etapa inaugural, mas ambos os remates saíram longe dos postes da equipa da casa e o nulo manteve-se no regresso para os balneários.

De lá, o FC Porto voltou com João Mário no lugar de Martim Fernandes e avassalador no parâmetro ofensivo. Aos 46 minutos, Wendell cruzou à esquerda e Evanilson penteou para fora, aos 50 o remate de Otávio, prensado em João Moutinho, acertou no poste da baliza do SC Braga e aos 52 os adeptos levantaram-se três vezes devido à iminência de golo: Pepê recebeu uma bola bombeada e atirou para defesa de Matheus, a bola sobrou para Francisco Conceição que, dentro da área, não conseguiu fazer melhor do que o camisola 11 e, na sequência da jogada, Galeno tentou colocar ao poste mais distante, mas o guarda-redes adversário voou e tirou para canto.

Com o adversário colocado constantemente em alerta, só faltava colocar no placar o produto de tanto domínio. Aos 71, depois de uma combinação à direita, João Mário cruzou para a entrada da área, onde Nico González atirou forte, mas para as mãos de Matheus.

O espanhol saiu de seguida, tal como Francisco Conceição. Entraram Eustáquio e Mehdi Taremi e ambos foram protagonistas no lance do único golo da noite (1-0). Eustáquio ganhou o duelo a Moutinho no meio-campo aos 84 minutos, deu para o iraniano que, à entrada do último terço, tirou Niakaté do caminho e rasgou autenticamente a defesa do SC Braga com um passe soberbo para Galeno. O brasileiro só teve de desviar de Matheus e de festejar.

Atrás no marcador, o oponente expôs-se mais e Diogo Costa, atento como é seu apanágio, nada lhe permitiu. Marko Grujić e Gonçalo Borges foram chamados para render Evanilson e Pepê, o FC Porto ganhou solidez defensiva e velocidade para eventuais transições, mas passou os últimos minutos em posse até ao apito final, que ditou o triunfo azul e branco.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas na Taça dos Campeões Dragon Force

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas marcou presença na Taça dos Campeões Dragon Force, no Estádio do Dragão.

André Villas-Boas: “Queremos que estas crianças criem sentimentos FC Porto”

André Villas-Boas marcou presença na Taça dos Campeões Dragon Force.

FC Porto (Andebol): A final clássica. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Póvoa AC (39-30) e vai discutir com o Sporting a conquista da Taça de Portugal.