'Designer' nortenho morre vítima de cancro

'Designer' nortenho morre vítima de cancro
| Norte
Porto Canal / Agências

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

Segundo uma amiga da família, Cila do Carmo, o ‘designer’ de moda Manuel Alves, morreu esta terça-feira ao final da manhã no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de cancro, e o velório deverá ser na quarta-feira, na capela das Amoreiras, em Lisboa.

Em declarações telefónicas à agência Lusa, o 'designer' Miguel Vieira, recorda o amigo pessoal e colega de profissão Manuel Alves como uma pessoa com um "humor inacreditável", "grande profissional" e "um dos maiores nomes da moda em Portugal".

"Ele deixa ficar um grande legado. É um dos maiores nomes da moda em Portugal e é uma pessoa que se soube reinventar ao longo dos tempos. Era muito ‘workaholic’, uma pessoa um bocado incompreendida, muitas vezes até na maneira de trabalhar, e um bocado incompreendido na estrutura da moda em Portugal, mas uma pessoa que deixou um legado enorme".

Miguel Vieira recorda que Manuel Alves era docente - dava aulas na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa -, e por isso criou muitos ‘designers’, muitos estilistas, muitas pessoas ligadas à moda em Portugal.

“É uma grande perda. Sobretudo como amigo. Era uma pessoa com um sentido de humor inacreditável. Não era diariamente, mas quase todos os dias os dois trocávamos mensagens com piadas, brincadeiras, e vou sentir muito a falta dele. Era uma pessoa que me divertia muito”, lamentou Miguel Vieira.

Manuel Alves nasceu em Montalegre, no distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), e fez dupla desde 1984 com José Manuel Gonçalves, quando ambos decidem inaugurar duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para venderem as suas criações de homem e mulher.

Manuel Alves e José Manuel Gonçalves – que criaram a marca de moda portuguesa Alves/Gonçalves – desenharam uniformes para empresas como a companhia aérea portuguesa TAP e a operadora telefónica Vodafone, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado, tendo ainda desenvolvido uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios. Em 2008 também criaram um selo para os Correios de Portugal.

Entre 1991 e 2013, o criador de moda foi professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde lecionou a cadeira de Design de Moda.

Em 2009-2010, o Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, fez uma retrospetiva sobre o trabalho e carreira da dupla de criadores, "Creative Lab: Manuel Alves e José Manuel Gonçalves", com curadoria e design expositivo de ambos.

Com o apoio do Portugal Fashion, a dupla desfilou as suas coleções em várias semanas da moda internacionias, designadamente São Paulo e Nova Iorque.

+ notícias: Norte

Carros descem escadas e caem ao rio. Aconteceu tudo numa manhã em Cabeceiras de Basto

Foram dois os automóveis que acabaram em sítios “pouco habituais” em Cabeceiras de Basto, na manhã de quarta-feira, escreve a página “Soldados da Paz” na rede social Instagram. A conta de apoio aos bombeiros partilhou imagens de duas ocorrências “sem feridos a registar”.

Assalto em papelaria em Vila Nova de Famalicão

A Papelaria do Vinhal, na madrugada desta quinta- feira, foi assaltada na zona do Vinhal em Famalicão. Os suspeitos levaram raspadinhas e tabaco.

Imaginarius transforma Santa Maria da Feira com 130 horas de artes de rua até domingo

O centro histórico de Santa Maria da Feira acolhe a partir desta quinta até domingo 130 horas de iniciativas do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que, equilibrando formatos tradicionais com novas tecnologias, este ano é dedicado à liberdade.