Realizador portuense João Canijo candidato a prémio latino-americano

Realizador portuense João Canijo candidato a prémio latino-americano
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Oprémio é uma iniciativa da rede European Film Promotion, tendo sido anunciada esta segunda-feira a lista de 23 filmes europeus candidatos, nela figurando 'Mal Viver', longa-metragem de um díptico de João Canijo estreado em sala em 2023.

Aquela rede europeia, que congrega os institutos de cinema de 37 países, incluindo o Instituto do Cinema e Audiovisual (Portugal), decidiu criar um prémio da crítica latino-americana, para "dar mais visibilidade e impulsionar a circulação de filmes europeus" naquele território.

Os filmes propostos incluem ficção, animação e documentários que tenham sido estreados em festivais ou candidatos a nomeações para os Óscares e para os prémios da Academia Europeia de Cinema.

Além de 'Mal Viver', de João Canijo, a lista inclui, por exemplo, 'A Sala de Professores', de Ilker Çatak (Alemanha), 'Pelikan Blue', de László Csáki (Hungria), 'Sweet Dreams', de Ena Sendijarevic (Países Baixos), e 'Layla', de Amrou Al-Khadi (Reino Unido).

O filme vencedor será escolhido por 34 críticos de cinema e jornalistas de 13 países da América Latina e anunciado durante o Festival de Cinema de Guadalajara, previsto de 7 a 15 de junho no México.

'Mal Viver' é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que gerem um hotel e 'que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e rancor', abalada pela chegada inesperada de uma neta, como se lê na sua sinopse.

O filme, que foi o candidato de Portugal a uma nomeação aos Óscares deste ano, interliga-se com a longa-metragem 'Viver Mal', tendo como cenário um hotel gerido por uma família.

O elenco conta com Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, e ainda Nuno Lopes e Rafael Morais.

Os dois filmes estrearam-se no festival de Berlim em 2023, com João Canijo a receber o Urso de Prata do Prémio do Júri por 'Mal Viver'.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.