“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?
| País
Porto Canal

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

A Revolução dos Cravos é capa do Liberátion que escreve: “O que resta dos cravos portugueses” ilustrado com uma imagem de um soldado com um dos símbolos de abril cravado na lapela do casaco. No interior, o jornal francês faz referência à emissão radiofónica da canção de Zeca Afonso – “Grândola Vila Morena” que informou os populares do fim da ditadura militar.

Outro francês, o L’Humanité conta o desenrolar do dia da Revolução e como o povo português conseguiu derrubar o regime político que vigorava desde 1933. A mesma fonte salienta que o 25 de abril “abriu um era de liberdade, democracia e conquistas sociais sem precedentes”.

Ainda em França, o Le Monde caracteriza a noite da liberdade como “milagrosa”. Já em Inglaterra, o The Guardian refere que o golpe de Estado decorreu “sem derramamento de sangue” e que colocou um ponto final na “ditadura mais duradoura da Europa”.

No país vizinho, Espanha, o El País enaltece que os 50 anos do 25 de abril são marcados pelo “aproximar da extrema-direita na Assembleia da República”, rotulando o fenómeno como uma “onda de ultracrescimento”.

+ notícias: País

Primeiro mês do Passe Ferroviário Verde com 30 mil títulos vendidos

O Passe Ferroviário Verde entrou em vigor há um mês, tendo sido vendidos 30 mil títulos, informou o Ministério das Infraestruturas, sublinhando a dedicação dos trabalhadores da CP e a preparação da transportadora para os desafios da alta velocidade.

Trabalhadores da Saúde marcam nova greve em dezembro

Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de dezembro pela abertura dos processos negociais, contratação de mais trabalhadores e valorização profissional, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".