“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?
| País
Porto Canal

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

A Revolução dos Cravos é capa do Liberátion que escreve: “O que resta dos cravos portugueses” ilustrado com uma imagem de um soldado com um dos símbolos de abril cravado na lapela do casaco. No interior, o jornal francês faz referência à emissão radiofónica da canção de Zeca Afonso – “Grândola Vila Morena” que informou os populares do fim da ditadura militar.

Outro francês, o L’Humanité conta o desenrolar do dia da Revolução e como o povo português conseguiu derrubar o regime político que vigorava desde 1933. A mesma fonte salienta que o 25 de abril “abriu um era de liberdade, democracia e conquistas sociais sem precedentes”.

Ainda em França, o Le Monde caracteriza a noite da liberdade como “milagrosa”. Já em Inglaterra, o The Guardian refere que o golpe de Estado decorreu “sem derramamento de sangue” e que colocou um ponto final na “ditadura mais duradoura da Europa”.

No país vizinho, Espanha, o El País enaltece que os 50 anos do 25 de abril são marcados pelo “aproximar da extrema-direita na Assembleia da República”, rotulando o fenómeno como uma “onda de ultracrescimento”.

+ notícias: País

Diminui para 10 mil o número de clientes sem energia

Cerca de 10 mil clientes, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo e Braga, estavam às 19h00 desta quarta-feira sem eletricidade devido ao mau tempo que afeta o país, adiantou a E-Redes.

Governo adjudica linha de Alta Velocidade entre Porto e Oiã esta quinta-feira

O Governo anuncia na quinta-feira a adjudicação ao consórcio Lusolav, liderado pela Mota-Engil, da concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Oiã, segundo uma nota enviada pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".