Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo
| País
Porto Canal / Agências

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em relação à semana passada, foram confirmados três novos casos de sarampo, dois na Região de Lisboa e Vale do Tejo e um na Região Norte, adianta o Boletim Epidemiológico N.º 8 - Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024, divulgado na terça-feira.

De um total de 169 casos suspeitos notificados entre 01 de janeiro e 21 de abril deste ano, 140 foram descartados.

A maioria dos casos registou-se em Lisboa e Vale do Tejo, onde se confirmaram 14 casos, seguido do Norte, com sete, e da região Centro e da região autónoma da Madeira, ambas com um caso.

Segundo a autoridade de saúde, quatro doentes necessitaram de internamento, não tendo sido registado qualquer óbito.

O primeiro dos casos confirmados foi o de um bebé de 20 meses não residente em Portugal e não vacinado.

A DGS alerta para a importância da vacinação contra o sarampo de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, que recomenda duas doses para crianças e adultos nascidos após 1970.

Segundo o Relatório Síntese Anual da Vacinação 2024 da Direção-Geral da Saúde, divulgado na terça-feira, a vacinação contra o sarampo cumpriu e ultrapassou a meta nacional e internacional dos 95%, “reforçando a proteção com o objetivo de evitar ou limitar surtos”.

Adianta que “a vacinação recomendada aos dois meses de idade é cumprida, mas existe uma franja de 17% a 19% de crianças que se mantêm suscetíveis ao sarampo e doença meningocócica C, aos 13 meses de idade”.

Para a DGS, a “meta dos 95% é crítica para o sarampo, por ser altamente transmissível e por estas crianças frequentarem estabelecimentos pré-escolares, facilitadores da sua transmissão”, defendendo, por isso, que este é “um indicador a melhorar”, por exemplo através da sensibilização dos pais ou tutores legais dos menores para o cumprimento da vacinação recomendada aos 12 meses.

No âmbito da atividade de vigilância epidemiológica do sarampo, a DGS salienta a importância da notificação imediata de casos suspeitos na plataforma informática de suporte ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), em concordância com o enquadramento legal vigente, garantindo a intervenção atempada na redução de cadeias de transmissão.

+ notícias: País

Bragança entre os seis distritos em alerta amarelo devido ao frio

Lisboa, Setúbal e Santarém estão entre os seis distritos de Portugal continental já em aviso amarelo devido ao tempo frio, anunciou na segunda-feira à noite o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.